DEUS OFERECE E AVISA


Porque viver é optar, Deus quer que saibamos com o que podemos contar. O Senhor oferece-nos um caminho de felicidade, mas avisa-nos também do que nos leva à infelicidade. Ele deseja que cada um de nós seja feliz. Mas o homem só é feliz fazendo o que Deus diz.

Não é por acaso que o primeiro salmo da Bíblia aponta dois caminhos: o caminho da felicidade e o caminho da infelicidade. Feliz é «quem não segue o conselho dos ímpios, não se detém nos passos dos pecadores, nem convive com os maldizentes» (Sal 1,1). Feliz é «quem se compraz na lei do Senhor e nela medita dia e noite» (Sal 1, 2). É isso que estamos a fazer: a meditar no que o Senhor diz. Façamo-lo assiduamente, no coração e com a mente. Este mundo de agitação precisa de um surto de meditação.

Meditemos, então, no que Jesus diz — olhos nos olhos — aos Seus discípulos (cf. Lc 6, 20). Ele proclama felizes os pobres (cf. Lc 6, 20) e, por isso, avisa os ricos: «Ai de vós, os ricos porque já recebeis a vossa consolação» (Lc 6, 24). Efetivamente, Jesus vê tudo ao contrário. Ele declara felizes os que têm fome (cf. Lc 6, 21) e adverte os que estão fartos. «Ai de vós, os que estais fartos, porque haveis de ter fome» (Lc 6, 24).

Jesus aponta como felizes os que agora choram — porque hão-de rir — (cf. Lc 6, 21) e exorta os que agora riem: porque hão-de chorar (cf. Lc 6, 25). Jesus apresenta como felizes os que agora são odiados, incompreendidos e perseguidos (cf. Lc 6, 22) e alerta os que costumam ser aplaudidos: «Ai de vós quando todos os homens disserem bem de vós» (Lc 6, 26).

Frei Francisco Bezerra do Nascimento

DEUS OFERECE E AVISA DEUS OFERECE E AVISA Reviewed by Francisco Nascimento on 01:53 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.