ATÉ JESUS FOI REJEITADO


Cada um de nós é único. Mas, sendo cada um de nós único, não somos os únicos a quem acontecem problemas ou dificuldades. Até Jesus foi incompreendido, até Jesus foi censurado, até Jesus foi rejeitado. E nem na Sua terra foi poupado: até na Sua terra foi increpado.

Nem o facto de ter feito uma homilia bem pequena, de reduzida extensão, O livrou da contestação. Depois de ler a Escritura, Jesus limitou-Se a dizer: «Cumpriu-Se hoje a passagem da Escritura que acabais de ouvir» (Lc 4, 21). Só que este pouco era muito, era o programa de Jesus. E esse programa chocava com os interesses de muitos, a começar pelos mais próximos, pelos Seus conterrâneos.

Ontem como hoje, a rejeição não costuma vir de fora. A rejeição vem quase sempre de dentro. É por isso que a rejeição dói. É por isso que a rejeição mói. Os conterrâneos e os contemporâneos de Jesus estão mais interessados num Messias político e que dê espetáculo. O programa de Jesus parece não entusiasmar.

Não espanta, por conseguinte, que até os do Seu povo tentem eliminá-Lo, deitando-O abaixo (cf. Lc 4, 29). E é significativo notar que, perante a rejeição, Jesus não procura defender-Se. O que Jesus faz é «seguir o Seu caminho» (Lc 4, 30). É isto o que importa: seguir o caminho de Jesus.

Frei Francisco Bezerra do Nascimento

ATÉ JESUS FOI REJEITADO ATÉ JESUS FOI REJEITADO Reviewed by Francisco Nascimento on 10:24 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.