BATIZAR SIGNIFICA MERGULHAR


O Batismo não pode ser remetido ao estatuto de um episódio da nossa infância. O Batismo imprime carácter, afeta todo o nosso ser. É por tal motivo que se trata de um sacramento que não é reiterado: recebido uma vez, recebido para sempre. As consequências do Batismo não podem ser reduzidas a uma festa, aos filmes e às fotos. A grande consequência do Batismo é a vida de Cristo em nós.

Etimologicamente, «baptizar» significa «mergulhar». Pelo que baptizar significa mergulhar em Cristo e, por Cristo, no Pai na força do Espírito Santo. Por outras palavras, baptizar significa mergulhar na vida divina, na vida da Santíssima Trindade. Foi uma das incumbências que o Ressuscitado deixou à Igreja: baptizar «em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo» (Mt 28, 19).

O Batismo é um novo nascimento pois «ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo» (Jo 3, 3). É o próprio Jesus que, como nota São Paulo, faz de nós filhos adotivos de Deus (cf. Gál 4, 5). Ser filho adotivo não é ser um filho menor. São Paulo usa a linguagem da filiação adotiva para distinguir a nossa filiação da filiação de Jesus. Enquanto Jesus é Filho por natureza, nós somos filhos por graça, por adoção. Mas somos verdadeiros filhos. Em suma, tornamo-nos filhos no Filho.

As águas do Batismo representam — isto é, tornam presente — o mistério pascal de Jesus. Foi na Páscoa — na Paixão, na Morte e na Ressurreição — que Jesus nos salvou do pecado e nos garantiu a dignidade de filhos de Deus. No Batismo, descemos com Cristo à morte e com Cristo subimos à vida. Por isso, a celebração do Batismo, durante muitos anos, era sempre na Vigília Pascal. Santo Agostinho, por exemplo, conta-nos a sua experiência baptismal da noite de 24 para 25 de Abril do ano 387.

Frei Francisco Bezerra do Nascimento, OFMConv.

BATIZAR SIGNIFICA MERGULHAR BATIZAR SIGNIFICA MERGULHAR Reviewed by Francisco Nascimento on 05:12 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.