Viver na Sabedoria do Espírito Santo

Na Igreja existe, e é muito comum, um espírito contrário à sabedoria de Deus: o espírito da curiosidade.

Esta tentação nos acomete quando queremos nos apropriar dos projetos de Deus, do futuro, das coisas; quando queremos conhecer tudo e tomar conta de tudo. 

A curiosidade afasta-nos do Espírito da sabedoria, porque leva em conta apenas os detalhes, as notícias, as pequenas novidades de todos os dias. O espírito da curiosidade não é um bom espírito: dispersa, afasta de Deus, faz falar demais...

O espírito da curiosidade é mundano e provoca confusão. (...) Os verdadeiros cristãos e cristãs que vivem na sabedoria do Espírito Santo. Esta é a sabedoria que nos guia com espírito inteligente, santo, único, múltiplo e subtil.

O espírito de Deus ajuda-nos a discernir, a tomar decisões segundo o coração de Deus. Este espírito de amor e fraternidade nos dá paz, sempre! A santidade é exatamente isso. O que Deus pede a Abraão: ‘Caminha na minha presença e sê irrepreensível’. Prosseguir sob o impulso do Espírito de Deus e desta sabedoria. Os homens e mulheres que caminham assim são sábios, porque procedem sob a moção da paciência de Deus.

Papa Francisco - excertos homilia na Capela do Espírito Santo da Casa de Santa Marta 14.11.2013
Viver na Sabedoria do Espírito Santo Viver na Sabedoria do Espírito Santo Reviewed by Francisco Nascimento on 16:23 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.