SEMPRE A OUVIR JESUS E NUNCA A APRENDER COM JESUS


Todos os dias, ouvimos a mesma lição. E, não obstante, parece que — todos os dias — desaprendemos a mesma lição. Dois mil anos é muito tempo para ensinar, mas parece não ser tempo bastante para aprender. Não são apenas os discípulos da primeira hora a ter dificuldades em conhecer Jesus. Os discípulos de outrora sonhavam com o poder ao lado de Jesus (cf. Mc 10, 37). Muitos de nós, discípulos de agora, continuam a ambicionar o poder em nome de Jesus.

Aliás, não deixa de ser curioso notar como, já naquele tempo, «direita» e «esquerda» sinalizavam categorias de poder. Para materializar as suas ambições, os discípulos pediam para ficar à «direita» ou à «esquerda» de Jesus (cf. Mc 10, 37). Nesse caso, tanto valia ficar à «direita» como ficar à «esquerda». No seu imaginário, quer a «direita», quer a «esquerda» eram geradoras de poder.

Não é, porém, esse o modo de ver de Jesus. Só que, há dois mil anos, ninguém O entendeu. Será que, dois mil anos depois, já O teremos entendido?

No pretérito Domingo, víamos como Jesus, mais do que pressagiar o fim do mundo, estava apostado em contribuir para o fim deste mundo: para o fim deste mundo de ódio, de rancor, de mentira e de injustiça. Não é de um mundo assim que Jesus é rei. Jesus é rei, sim, mas de um mundo novo, de um mundo renovado, de um mundo totalmente transfigurado. Definitivamente, Jesus não é rei deste mundo. Jesus é rei para mudar este mundo.

Frei Francisco Bezerra do Nascimento, OFMConv.

SEMPRE A OUVIR JESUS E NUNCA A APRENDER COM JESUS SEMPRE A OUVIR JESUS E NUNCA A APRENDER COM JESUS Reviewed by Francisco Nascimento on 01:57 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.