QUANTOS SÃO OS SANTOS?


Muitos perguntarão: quantos são os santos canonizados? No início, os santos eram aclamados santos pelo povo. O primeiro santo a passar por um processo de canonização foi Santo Ulrico, no século X.

A canonização mais rápida foi a de São Pedro de Verona. Tendo falecido a 6 de Abril de 1252, subiu aos altares a 9 de Março do ano seguinte. Ou seja, 11 meses e três dias depois do seu falecimento, A segunda canonização mais célere foi a de Santo António. Tendo morrido a 13 de Junho de 1231, foi canonizado a 30 de Maio de 1232. Precisamente 11 meses e 17 dias após a sua morte.

O «Martirológio Romano» contém cerca de 6.500 nomes. Sucede que, muitas vezes, um nome é acompanhado de vários «companheiros mártires». Ora, os «companheiros mártires» de um único santo podem ascender a dezenas ou até a centenas.

Basta notar que, no dia em que tornou pública a sua renúncia (11 de Fevereiro de 2013), Bento XVI anunciou a canonização de 802 pessoas. Eram Santa Laura Upegui, Santa Maria Guadaluppe Zavala e Santo António Primaldo com os seus 799 «companheiros mártires»!

Frei Francisco Bezerra do Nascimento, OFMConv.

QUANTOS SÃO OS SANTOS?  QUANTOS SÃO OS SANTOS? Reviewed by Francisco Nascimento on 11:12 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.