PORQUÊ ESTA FESTA NESTA ALTURA?

Assim sendo, se aos 6.500 santos e beatos incluídos no Martirológio somarmos «os companheiros mártires» de muitos deles, obteremos um total bastante superior. São seguramente mais de 10.000, havendo mesmo quem tenha apurado perto de 20.000.

Importa, entretanto, realçar que, para lá dos santos reconhecidos, há muitos mais que só Deus conhece. É por isso que a Igreja reservou um dia para honrar «Todos os Santos»: os canonizados e beatificados e os que nunca serão beatificados nem canonizados.

É curioso notar que esta festa de Todos os Santos começou por ser a festa de Todos os Mártires. Tal festa era celebrada no dia 13 de Maio. É que foi no dia 13 de Maio de 609 que o Papa Bonifácio IV transformou o Panteão Romano num templo dedicado à Virgem Maria e a todos os mártires. No século VIII, o Papa Gregório III dedicou uma capela, em Roma, a todos os santos, criando uma festa, em sua honra, no dia 1 de Novembro.

Não se sabe com segurança a razão de se ter optado por esta data. É sabido que, no princípio de Novembro, os povos celtas festejavam o «Samhain». Era uma festa pagã que assinalava o início do Inverno e em que se prestava culto aos mortos. Tendo em conta que sempre foi preocupação da Igreja cristianizar as festas pagãs, não surpreende que ela tenha procurado introduzir uma celebração cristã na data do «Samhain». A cristianização desta festa terá motivado — é uma hipótese que alguns levantam — que na véspera se mantivessem atividades lúdicas, de teor pagão. Estará aqui a origem do famoso «Halloween». Na verdade, «Halloween» é a contração de «All Hallows'Eve», que significa precisamente «Véspera de Todos os Santos».

Frei Francisco Bezerra do Nascimento, OFMConv.
PORQUÊ ESTA FESTA NESTA ALTURA? PORQUÊ ESTA FESTA NESTA ALTURA? Reviewed by Francisco Nascimento on 11:16 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.