OS SANTOS DO CÉU COMEÇARAM A SER SANTOS NA TERRA


E, de certa maneira, é na véspera que nos encontramos. O tempo é a «véspera» da eternidade. Ao celebrarmos, hoje, aqueles que já chegaram à santidade, sentimo-nos estimulados a fazer da vida um caminho de santidade. Ao ser meta, a santidade também é caminho. A santidade não deixa ninguém de lado nem põe ninguém de fora. A santidade é o que há de mais agregador e de mais inclusivo. Daí que O Concílio Vaticano II lembre que «todos nós somos chamados à santidade».

Há, aliás, quem veja figurada este chamamento universal à santidade nos 144.000 tatuados com o sinal de Deus, de que fala o Apocalipse (cf. Ap 7, 2-8). Como é sabido, 144.000 resulta de 12 multiplicado por 12.000. Uma vez que 12 é o número das tribos de Israel, a multiplicação por 12.000 sinaliza a «multidão inumerável, que ninguém pode contar» (Ap 7, 9). É uma multidão proveniente de «todas as nações, tribos, povos e línguas» (Ap 7, 9). Assim sendo, fácil é concluir que os santos são muitos mais do que aqueles que conhecemos e incomensuravelmente mais do que aqueles que são reconhecidos como tal.

Muitos destes santos fizeram parte da nossa família e do nosso círculo de amigos. Quem não guarda memória de pessoas santas que atravessaram a sua vida? O seu exemplo pode ter chegado ao conhecimento de poucos, mas não terá deixado de contribuir para mudar a vida de muitos. Há tanta gente que passou por nós e testemunhou a fé em grau heroico. São santos de vida simples, muitos deles de enxada na mão e sempre com muito amor no coração.

Os santos não estão apenas no altar nem figuram somente nos andores. Não há só santos de barro. Há muitos santos de carne e osso; às vezes, mais osso que carne. Há muitos santos que conseguem aceitar a adversidade com uma dose sobre-humana de serenidade. E há outros tantos que são capazes de denunciar a injustiça com porções espantosas de coragem.

Frei Francisco Bezerra do Nascimento, OFMConv.

OS SANTOS DO CÉU COMEÇARAM A SER SANTOS NA TERRA OS SANTOS DO CÉU COMEÇARAM A SER SANTOS NA TERRA Reviewed by Francisco Nascimento on 11:19 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.