O REINO DE JESUS É UM REINO DE VERDADE


Ao confirmar que é rei (cf. Jo 18, 37), Jesus assume-Se como o primeiro nesta causa em prol da transformação do mundo. Ele é o primeiro e é também o modelo e a referência para essa mesma transformação. Isto significa que Jesus está a mostrar em que consiste o mundo renovado que Ele veio inaugurar. Trata-se de um mundo guiado pelo Evangelho e pela Lei Nova do Amor.

No fundo, Jesus não está a prevenir-nos para a dissolução — ou para a destruição — deste mundo. Jesus está a convocar-nos para a transformação deste mundo. Jesus não quer uma expectativa passiva, mas uma esperança ativa. Ele não quer que fiquemos à espera de que este mundo acabe. O que Ele quer é que contribuamos para que este mundo se renove. Uma coisa é certa. Só há mundo novo com pessoas novas.

A este propósito, não deixa de ser significativo verificar como Jesus associa o Seu reino à verdade. De facto, ao dizer que o Seu reino não é deste mundo, fica claro que Jesus não quer ser rei de um reino de mentira, de um reino de falsas verdades ou de um reino de meias verdades.

Como assinala o Prefácio da Oração Eucarística deste Domingo, o reino de Jesus é um «reino de verdade». Ou seja, a mentira não tem lugar nele. Jesus veio ao mundo «para dar testemunho da verdade» (Jo 18, 37). Mais: Ele próprio é a Verdade (cf. Jo 14, 6).

Frei Francisco Bezerra do Nascimento, OFMConv.

O REINO DE JESUS É UM REINO DE VERDADE O REINO DE JESUS É UM REINO DE VERDADE Reviewed by Francisco Nascimento on 02:03 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.