NESTE MUNDO, TUDO PASSA


O mundo é feito de mudança, mas também de decadência. De facto, neste mundo tudo muda e tudo cai. O Evangelho avisa: até o sol deixará de dar luz, até a lua perderá o seu brilho, até as estrelas tombarão (cf. Mc 13, 24-25). E a ciência não cessa de mostrar que, no universo, há estrelas a morrer e há estrelas que já morreram, arrastando na sua morte os corpos que delas dependem.

Só Deus não passa. Tudo o resto passa, tudo o resto cai. Cai o pequeno, mas cai também o que se julga grande. Cai o pobre, mas cai também o rico. Cai o fraco, mas cai também o que se julga forte. Caem as vítimas, mas caem também os que oprimem as vítimas. Enfim, somos todos arrastados por uma corrente que nos leva para o fim. Somos todos chamados para um fim. E somos todos convidados para um bom…fim!

Este discurso de Jesus não quer ser assustador. Pelo contrário, Jesus só pretende ser mobilizador. Chamando a nossa atenção para a inexorável decadência de tudo quanto existe, proclama que só Deus subsiste. Como bem notou Santa Teresa, nesta vida «tudo passa, só Deus basta». Passarão todas as coisas que há na terra, passará a própria terra; só Deus e a Palavra de Deus não passarão nunca (cf. Mc 13, 31).

Neste sentido, o grande apelo que Jesus nos faz é que não nos deixemos aprisionar por este mundo, mas que, neste mundo, nos fixemos em Deus. Quem está em Deus não acaba no fim já que Deus é o fim sem fim, é o fim que nunca terá fim.


Frei Francisco Bezerra do Nascimento, OFMConv.

NESTE MUNDO, TUDO PASSA NESTE MUNDO, TUDO PASSA Reviewed by Francisco Nascimento on 10:26 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.