NÃO RICA PORQUE TEM, MAS RICA PORQUE DÁ


Não há dúvida de que Jesus é o maior — para não dizer o único — revolucionário da história. Ele não Se limita a trazer novidades; Ele mesmo é a novidade. Ele não muda apenas o exterior; Ele muda tudo a partir do interior. Ele não altera somente as estruturas; Ele transforma toda a vida. Para Jesus, o muito não é o critério para o pouco; o pouco é que é critério para o muito. Para Jesus, o grande não é critério para o pequeno; o pequeno é que é critério para o grande. No fundo, só o pequeno é verdadeiramente grande.

Neste Domingo, aquele Jesus que proclama «felizes os pobres» (Mt 5, 3) apresenta-nos como modelo uma mulher pobre (cf. Mc 12, 42), que, no fundo, até era rica. Ela não é rica porque tem; ela é rica pelo que dá. Ao dar o pouco que tinha (cf. Mc 12, 44), ela mostrou ser mais rica que os maiores ricos. É que enquanto os outros davam do que tinham, ela deu o que tinha, que era esse pouco. Ao dar esse pouco, ela deu tudo, deu-se a si mesma. Os outros eram ricos de ter, mas vazios de ser. Pelo contrário, esta mulher, vazia de ter, revelou que era imensamente rica de ser.

Esta diferença encerra uma grande — enorme — lição. De facto, Deus não aprecia quem dá pouco, mas também não se satisfaz com quem dá muito. Deus gosta de quem dá tudo, de quem se dá todo, de quem se entrega completamente. Foi, aliás, essa a atitude do próprio Jesus. Como reconheceu São Paulo, Jesus, que era rico, fez-Se pobre para nos enriquecer com a Sua pobreza (cf. 2Cor 8, 9).

Isto significa que a pobreza é a maior riqueza. Não se trata de um contraste nem sequer de um paradoxo. Ser pobre é sobretudo ser disponível. Ser pobre é vencer as prisões que nos esganam. Ser pobre é não ser possuído; é repartir o que se possui, o que se é.


Frei Francisco Bezerra do Nascimento, OFMConv.

NÃO RICA PORQUE TEM, MAS RICA PORQUE DÁ NÃO RICA PORQUE TEM, MAS RICA PORQUE DÁ Reviewed by Francisco Nascimento on 01:40 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.