COMO É O REINO DE JESUS?


Neste sentido, Jesus não Se considerava um rival do imperador nem um concorrente de Pilatos. Jesus não quer ocupar o seu lugar, mas questionar a sua vida. O Seu reino não é daquele mundo (cf. Jo 18, 36), daquele mundo de poder e de ambições, de senhores e de servos, de preferidos e de preteridos. O reino de Jesus não é o reino do imperador. O reino de Jesus não é daquele mundo e, como diria o escritor João de Melo, o mundo de Jesus também não é daquele reino.

Jesus é rei de um mundo de irmãos, onde todos são filhos de um único Pai. A grande revolução de Jesus é, pois, a filiação plena e a consequente fraternidade universal. Porque filhos de Deus, somos irmãos de todos. Foi por isso que Jesus não nos ensinou a dizer «Pai meu», mas «Pai nosso» (cf. Mt 6, 9). E, nessa medida, também não nos ensinou a pedir um «pão meu», mas um «pão nosso»(cf. Mt 6, 11), ou seja, um pão para todos.

É deste mundo que Jesus é rei. É um mundo que nos parece utópico, irrealizável. Daí que nos aquietemos e acomodemos. Daí até que nos integremos na lógica de um mundo assim. Em vez de contribuir para a transformação deste mundo, optamos por nos inserir na lógica deste mundo.

Acontece que, quando Jesus diz que o Seu reino não é deste mundo (cf. Jo 18, 36), não está a sugerir que fiquemos à espera de que este mundo passe. O que Jesus está a dizer é que Ele veio para transformar este mundo, nomeadamente as pessoas que nele vivem. O que Jesus está a propor é que todos trabalhemos para que este mundo seja, não o contrário do mundo futuro, mas a preparação — e o começo — do mundo futuro.

Frei Francisco Bezerra do Nascimento, OFMConv.

COMO É O REINO DE JESUS?  COMO É O REINO DE JESUS? Reviewed by Francisco Nascimento on 02:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.