O caminho de Jesus é um caminho de luz


Aquele homem encontrou Jesus no caminho (cf. Mc 10, 46) e começou a seguir Jesus pelo caminho (cf. Mc 10, 52). É no caminho que se dá o encontro, é no caminho que se dá a mudança. Os caminhos de Jesus são os nossos caminhos para que os nossos caminhos sejam os caminhos de Jesus. Não foi Jesus quem (também) Se apresentou como o caminho (cf. Jo 14, 6)?

Não desistamos nem desanimemos. Enchamo-nos de coragem e levantemo-nos porque Jesus também chama por nós, também vem ao nosso encontro (cf. Mc 10, 49). Levemos esta palavra de ânimo a tantos que permanecem caídos. Deixemos que a Sua luz brilhe em todas as vidas.

Não hesitemos em recorrer à «Óptica Jesus». Este homem, de nome Bartimeu, pedia esmola, mas do que ele precisava era de luz. Por isso, apelou à misericórdia de Jesus: «Tem misericórdia de mim» (Mc 10, 47). Nós podemos contar sempre com a misericórdia de Jesus. Será que Jesus pode contar sempre com a nossa disponibilidade? Aquele homem «deitou fora a capa» (Mc 10, 50), ou seja, fez um corte com a vida que levava. E nós? Que coisas estamos dispostos a deitar fora? O encontro com Jesus tem de nos conduzir a uma vida nova.

Notemos que Jesus, aparentemente, não faz o que o cego pede. O cego pede para ver (cf. Mc 10, 51) e Jesus manda-o segui-Lo (cf. Mc 10, 52). Isto quer dizer que reencontramos a luz quando nos dispomos a seguir Jesus. A luz está em Jesus. O caminho de Jesus é um caminho de luz. Para todos. Para nós também!


Frei Francisco Bezerra do Nascimento, OFMConv.

O caminho de Jesus é um caminho de luz O caminho de Jesus é um caminho de luz Reviewed by Francisco Nascimento on 02:40 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.