O que denunciamos lá fora também se verifica cá dentro

Pelo contrário, a «sabedoria de Deus» é «pura, pacífica, compreensiva e generosa, cheia de misericórdia e boas obras, imparcial e sem hipocrisia» (Tgo 3,17).
Estão aqui enunciadas sete «qualidades» da «sabedoria». Tendo em conta que o número sete significa «perfeição» e «plenitude», São Tiago está a propor aos seus destinatários um caminho de perfeição, de realização total, de vida plena. O corolário desta sabedoria é a justiça e a paz. Sem justiça não há paz e sem paz não há justiça. A justiça e a paz são filhas uma da outra. São Tiago proclama que «a justiça é um fruto produzido na paz» (Tgo 3, 18). E o Concílio Vaticano II assegura que «a paz é obra da justiça».

  1. Em contraponto, São Tiago analisa as causas dos conflitos e discórdias que infectam a vida de muitas comunidades cristãs. No fundo, tudo resulta do facto de os cristãos nem sempre incorporarem a proposta de Jesus Cristo. Em vez de fazerem da sua vida um ato de amor pelos irmãos, há cristãos que ainda vivem entricheirados no seu egoísmo e no seu orgulho. E, deste modo, não só não fazem o bem como ainda fazem o mal.
Muitas vezes, as nossas comunidades, as nossas organizações e os nossos movimentos pouco se distinguem das outras instituições. Afinal, o que denunciamos lá fora também poderia ser denunciado cá dentro. Também dentro da Igreja, há facções, ataques, insinuações, agressões ao bom nome e à boa fama, etc.


Frei Francisco Bezerra do Nascimento, OFMConv.
O que denunciamos lá fora também se verifica cá dentro O que denunciamos lá fora também se verifica cá dentro Reviewed by Francisco Nascimento on 02:24 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.