HOMILIA EM HONRA A SÃO MIGUEL ARCANJO

São Miguel Arcanjo significa "quem como Deus", e todas as vezes, como diz Gregório, que se trata de fazer coisas maravilhosas, o enviado é Miguel, para dar a entender por suas ações e por seu nome que ninguém pode fazer aquilo que só Deus é eficiente. É Ele que no tempo do Anticristo deve se erguer em favor dos eleitos na sua qualidade de protetor e defensor Foi ele quem combateu o dragão e seus anjos e que os expulsou do Céu, obtendo uma grande vitória Foi ele quem discutiu com o diabo a respeito do corpo de Moisés, que o diabo queria fazer desaparecer a fim de que o povo judeu o adorasse no lugar de Deus. É ele quem recebe as almas dos santos e as conduz até a alegria do Paraíso. Antigamente ele era o príncipe da sinagoga, mas agora está estabelecido como príncipe da Igreja. Pelo que se diz, foi ele quem atingiu o Egito com as sete pragas, quem dividiu as águas do mar Vermelho, quem dirigiu o povo hebreu no deserto e o introduziu na terra prometida. É ele quem carrega o estandarte de Cristo no meio das batalhas angélicas. É ele quem, por ordem do Senhor, fulminará o Anticristo quando este estiver o monte das Oliveiras. É ainda à voz do Arcanjo Miguel que os mortos ressuscitarão. É ele, enfim, quem, no dia do Juízo, apresentará a cruz, os pregos, a lança e a coroa de espinhos.

São Miguel é coberto de vitória, isso foi, quando o arcanjo Miguel obteve quando expulsou do céu o dragão, isto é, Lúcifer, com todo o seu séquito. O fato é relatado no Apocalipse: "Travou-se um grande combate no céu, Miguel combateu com seus anjos etc". Quando Lúcifer quis se igualar a Deus, o arcanjo Miguel, porta-estandarte do exército celeste, apareceu e expulsou do Céu Lúcifer com todo seu séquito e repeliu-o para o ar caliginoso para ali ficar até o dia do Juízo. Não lhes foi permitido habitar o Céu ou a parte superior do ar, porque é um lugar claro e agradável, nem ficar na Terra conosco, porque nos incomodariam muito, e sim obrigados a residir no ar, entre o Céu e a terra, a fim de que ao olhar para cima e ver a glória que perderam sintam dor, e ao olhar para baixo e ver os homens ascendendo para o Céu de onde caíram, sejam com frequência atormentados pela inveja.

Os anjos nos concede vitórias todos os dias contra os demônios, ao combater por nós contra os inimigos, ao nos livrar das tentações. eles nos livram das tentações de três maneiras. Primeira, dominando o poder do demônio, com Ap 20, afirmando que o anjo ata o demônio e o lança no abismo, Tobias 8, assegurando que o diabo foi atado no deserto. Falar em atar significa que seu poder é refreado.

É preciso honrar os anjos porque são os nobilíssimos guerreiros do rei eterno, segundo é dito em Jó 25: "Pode-se contar o número de seus soldados?" O mesmo acontece com os soldados de Cristo, alguns sempre na corte celeste, isto é, no Céu empíreo, acompanhando o Rei dos reis e constantemente entoando em sua honra cânticos de júbilo e de glória, dizendo: "Santo, santo, santo, bênção, glória, sabedoria eternamente.
Os arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael representam a mais alta hierarquia dos anjos. Eles fazem parte do grupo dos “sete espíritos” citados no livro do Apocalipse. Estes, atendem diretamente ao trono de Deus. Como função, podemos dizer que eles são mensageiros dos decretos de Deus aqui neste mundo. Os nomes de cada um deles testemunham também a missão que têm. Vamos conhecê-los.

São Miguel Arcanjo

O nome Miguel, vem da língua Hebraica. É um nome em forme de uma pergunta: “Quem como Deus?” É, na verdade, uma “pergunta afirmação”, pois "ninguém é como Deus". Sendo este também o significado deste nome. O nome Miguel significa ainda "semelhança de Deus".

Guardião, guerreiro

São Miguel é considerado o guardião celeste, o príncipe e guerreiro, que defende o trono celestial. Ele é também o defensor e protetor do Povo de Deus e Padroeiro da Igreja Católica. São Miguel Arcanjo é o chefe supremo do exército celestial, dos anjos que são fiéis a Deus. Ele é conhecido também como o Arcanjo da Justiça e Arcanjo do arrependimento. São Miguel Arcanjo é o grande combatente e vencedor das forças do mal.

São Miguel Arcanjo nas Escrituras

Seu nome é citado três vezes nas Sagradas Escrituras: A primeira, no Antigo Testamento, está no capítulo 12 do livro de Daniel. A segunda, já no Novo Testamento, na carta de são Judas e a terceira, no capítulo 12 do livro do Apocalipse.

Culto a São Miguel Arcanjo

O culto a São Miguel Arcanjo está presente na Igreja desde os primórdios. A ele são dirigidas novenas e orações pedindo a proteção contra o mal e a direção no caminho de Deus.


Frei Francisco Bezerra do Nascimento, OFMConv.
HOMILIA EM HONRA A SÃO MIGUEL ARCANJO HOMILIA EM HONRA A SÃO MIGUEL ARCANJO Reviewed by Francisco Nascimento on 06:10 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.