Há quem não suporte o bem

Todas estas más «paixões» (Tgo 4, 1) corrompem a vida comunitária, despejando nela lutas, invejas, rivalidades, ciúmes e muito mais. Onde está a diferença em relação ao mundo?
Até a nossa oração é afetada. São Tiago increpa os cristãos: «Pedis mal porque o que pedis é para satisfazer as vossas paixões» (Tgo 4, 3). Como é que esta oração poderá ser escutada por Deus? Devemos pedir que se faça a vontade de Deus e não que se satisfaçam as nossas más «paixões». Uma coisa é certa: os pedidos egoístas não são nunca escutados por Deus.

  1. Não falta, na verdade, quem deseje o mal dos outros, quem se alegre com o mal dos outros. Os «ímpios» de que fala o Livro da Sabedoria são aqueles que levam uma vida de corrupção e imoralidade. São aqueles que, por causa disso, não suportam a conduta recta dos que são fiéis à Lei de Deus. Só a existência de alguém justo já é um incômodo. Daí a ameaça: «Armemos ciladas ao justo, porque nos incomoda» (Sab 2, 12).
Há quem não suporte o bem. Há quem faça mal até àquele que só faz o bem. Enfim, há quem não suporte ser incomodado. E, nessa medida, há quem não olhe a meios para destruir os que incomodam. A vida dos «justos» é um constante incômodo por causa da sua retidão. Então gera-se a perseguição. Quando não há argumentos, abundam os insultos, as insinuações.


Frei Francisco Bezerra do Nascimento, OFMConv.
Há quem não suporte o bem Há quem não suporte o bem Reviewed by Francisco Nascimento on 02:26 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.