Abandonamos o interior do país e, ainda mais, o interior das pessoas

A festa não é para esquecer a vida, mas para nos reabastecer para a vida. A essência da festa está no encontro, no sorriso, no abraço. A festa será tanto mais bela, quanto mais nela nos abrirmos ao Deus da festa. Bela é a festa da conversão. Habitualmente, queixamo-nos ao ver o interior abandonado. Mas só lamentamos o abandono do interior do território. E que achamos do abandono do interior da pessoa? Não será que abandonamos, tantas vezes, o nosso interior e o interior dos outros?
Maria é, toda Ela, um acontecimento de interioridade. Foi no Seu interior que encarnou o Filho de Deus. O interior de Maria é o primeiro sacrário da história. É por isso que importa olhar para Maria e sobretudo olhar com Maria. O olhar de Maria não prende. Pelo contrário, com o olhar de Maria aprende-se: aprende-se a seguir Jesus.

  1. Jesus quer que nos transformemos a partir do fundo, a partir de dentro, a partir do nosso interior. Jesus também vem do interior de Deus até ao interior de cada um de nós. É por isso que Ele nos ensina a não nos preocuparmos prioritariamente com o nosso exterior: «Não há nada fora do homem que, ao entrar nele, o possa tornar impuro» (Mc 7, 18). Do interior do homem é que «saem os pensamentos perversos, as imoralidades, os roubos, os assassínios, os adultérios, a cobiça, as más acções, a má-fé, a devassidão, o orgulho e a loucura» (Mc 7, 21-22). Por conseguinte, é pelo interior que temos de começar a conversão. Que adianta um exterior bem apresentado se o interior permanece descuidado?
Jesus não quer só um culto externo. Jesus quer que a oração dos nossos lábios seja a expressão da oração da nossa vida. Rezemos com os lábios, sim. Mas nunca nos esqueçamos de rezar também com a nossa vida: com a nossa vida inteira, com a nossa vida lisa, com a nossa vida (sempre) limpa!

Frei Francisco Bezerra do Nascimento, OFMConv.
Abandonamos o interior do país e, ainda mais, o interior das pessoas  Abandonamos o interior do país e, ainda mais, o interior das pessoas Reviewed by Francisco Nascimento on 05:35 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.