Ninguém envelhece quando está com Jesus

  1. Tudo se transforma, por conseguinte, a partir de Jesus. Entende-se, pois, que São Paulo nos convide a deixar a vida antiga e os esquemas do passado, para abraçarmos definitivamente a vida nova de Jesus. Para sinalizar esta mudança, Paulo recorre à linguagem do «homem velho» e do «homem novo». O «homem velho» é o homem que ainda não aderiu a Jesus. Trata-se de uma vida marcada pela mediocridade, pela futilidade (cf. Ef 4, 17), pela corrupção e pela submissão aos «desejos enganadores» (Ef 4, 22). Já o «homem novo» é o homem que encontra Jesus Cristo e que aderiu à Sua proposta. É alguém que vive na verdade, na justiça e na santidade verdadeiras (cf. Ef 4, 21.24).
O Batismo é o sacramento da transformação do «homem velho» em «homem novo». O próprio rito do Batismo sugere esta transformação: o imergir na água significa o morrer para a vida antiga de pecado; o emergir da água assinala o nascimento de um outro homem, purificado do egoísmo, do orgulho, do pecado.

  1. Sabemos, porém, que, apesar de renovados pelo Batismo, continuamos a ceder ao «homem velho». Daí a necessidade de «uma segunda tábua de salvação depois do Batismo». O Sacramento da Confissão é, como diziam os antigos, uma espécie de «Batismo laborioso». Quem se confessa mostra que não desiste da renovação da sua vida.
O «homem novo» tem de ser alimentado todos os dias. A conversão não é só para uma vez. É para sempre!


Frei Francisco Bezerra do Nascimento, OFMConv.
Ninguém envelhece quando está com Jesus  Ninguém envelhece quando está com Jesus Reviewed by Francisco Nascimento on 06:51 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.