Os pães que são figura do Pão

  1. Deus não quer que demos muito. Deus quer que demos tudo, ainda que o nosso tudo seja pouco. Quando damos tudo — e sobretudo quando nos damos totalmente —, deixamos de nos pertencer a nós. Passando a pertencer a Deus, aceitamos que Deus faça tudo à Sua maneira. E quando as coisas correm à maneira de Deus, ninguém passa fome, ninguém passa mal.
Não espanta que o capítulo 6 seja o capítulo eucarístico do Evangelho segundo São João. Não tendo um relato sobre a instituição da Eucaristia, oferece-nos, aqui, uma preciosa — e deliciosa — catequese sobre o significado da Eucaristia. Jesus começa por experimentar os discípulos de ontem, como nos experimenta a nós, Seus discípulos de hoje. E o estado inicial dos discípulos é um retrato do nosso estado habitual.

  1. Na Sua passagem para o outro lado do Mar da Galileia, Jesus é acompanhado por uma numerosa multidão (cf. Jo 6, 2). Jesus sobe ao monte, senta-Se aí com os discípulos (cf. Jo 6, 3). Está próxima a festa da Páscoa, enquanto festa dos judeus (cf. Jo 6, 4).
Isso, por um lado, explica que muita gente estivesse em movimento. E, por outro lado, expressa a ligação entre a Páscoa e a Eucaristia. Aquela Páscoa ainda era a festa dos judeus, mas a futura Páscoa não iria ser a festa só dos judeus. Naquela Páscoa, o alimento ainda é o cordeiro ao passo que, na futura Páscoa, o alimento é o pão da vida. É esse pão que está figurado nos pães. Esse pão é o próprio Jesus.

Frei Francisco Bezerra do Nascimento
Os pães que são figura do Pão Os pães que são figura do Pão Reviewed by Francisco Nascimento on 02:27 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.