AS OVELHAS NÃO PERTENCEM AOS PASTORES, MAS AO PASTOR


São muitas, por conseguinte, as responsabilidades dos pastores. Eles não atuam em nome próprio, mas em nome de Deus. Daí o alerta que nos chega pela boca do profeta: «Ai dos pastores que arruínam e dispersam as ovelhas» (Jer 23, 1).

As ovelhas não são propriedade dos pastores, mas de Deus. Deus chama os pastores para cuidar das ovelhas, não para oprimir ou afugentar as ovelhas. O mau testemunho dos pastores prejudica as ovelhas (cf. Jer 23, 2). Deus não está disposto a tolerar abusos de confiança nem aceita pactuar com aqueles que exploram o rebanho em seu proveito.

As ovelhas são maltratadas pelos pastores quando não lhes é oferecida e verdade e quando lhes é negada a justiça. As ovelhas são maltratadas quando os pastores se calam na hora de as instruir e se escondem no momento de as defender. As ovelhas são maltratadas quando os pastores não rezam por elas nem com elas, quando os pastores não lhes apresentam o Evangelho ou, o que é pior, quando os pastores lhes distorcem o Evangelho.

Só que nem a infidelidade dos pastores põe em causa a fidelidade de Deus. Ele promete vir ao encontro das ovelhas para as juntar e (re)unir. E assegura que lhes dará pastores que as hão-de apascentar para que não mais tenham receio ou pavor (cf. Jer 23, 4).


Frei Francisco Bezerra do Nascimento, OFMConv.

AS OVELHAS NÃO PERTENCEM AOS PASTORES, MAS AO PASTOR AS OVELHAS NÃO PERTENCEM AOS PASTORES, MAS AO PASTOR Reviewed by Francisco Nascimento on 02:51 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.