A MELHOR VITAMINA CONTRA O EGOÍSMO


Não vivemos em ditadura, mas será que vivemos em autêntica liberdade? Ao menos numa ditadura, sabemos que não há liberdade. Será que, em democracia, nos sentiremos sempre livres? Entre a dor da ausência e a amargura de uma desilusão, que espaço sobra para a humana realização? É indiscutível que, como assinalou Ruy Barbosa, «a pior democracia é melhor que a melhor ditadura».

Só que há situações em que — entre a ditadura e a democracia — as diferenças são mínimas, tornando-se as linhas de demarcação praticamente imperceptíveis. O relacionamento humano surge cada vez mais contagiado por sintomas de intransigência, rigidez e intolerância. O que mais nos sobressalta já não é sequer a ditadura de um partido ou de um grupo. O que mais nos atormenta, hoje, é a crescente «tirania do eu». Nos tempos que correm, a mais pesada autocracia é a «egocracia». Obscurecidos os ideais e esgotadas as ideologias, resta a afirmação do «eu»: sobre os outros e — o que é mais grave — contra os outros.

É por isso que Jesus é a maior alternativa a esta cultura individualista. E é desta «vitamina C» — é desta «vitamina Cristo» — que nós precisamos para mudar tudo isto. De facto, Jesus Cristo representa, como ninguém, a referência suprema do centramento descentrado. O centro de Jesus não é Jesus. O centro de Jesus é Deus e o Homem. Jesus é totalmente para Deus e totalmente para o Homem.

Foi neste sentido que o Concílio Vaticano II teve o cuidado de advertir que a luz dos povos não é a Igreja, mas Cristo. Por conseguinte, o que há-de resplandecer na Igreja é o que sempre transpareceu em Cristo: Deus e o Homem.


Frei Francisco Bezerra do Nascimento, OFMConv.

A MELHOR VITAMINA CONTRA O EGOÍSMO A MELHOR VITAMINA CONTRA O EGOÍSMO Reviewed by Francisco Nascimento on 04:38 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.