IMACULADA CONCEIÇÃO


Alguns católicos têm uma ideia errada do mistério da Imaculada Conceição. Para uns, significa que a Virgem Santíssima não cometeu pecado em sua vida. Isto é verdade; porém não é esse o significado do privilégio. Outros pensam que a Virgem Santíssima foi concebida milagrosamente mais ou menos como o  Filho de Deus. É um erro. A Virgem Santíssima teve pai e mãe como os mais homens.

O que é pois a Imaculada Conceição?
Os pais terrenos com o concurso de Deus preparam o corpo do homem. Deus tira a alma do nada.

Esta alma sai pura das mãos de Deus, porém no momento em que se une a alma com o corpo começa a existir o homem e nesse mesmo momento a alma mancha-se com um pecado que lhe transmitem os pais da terra. Esse pecado hereditário chama-se pecado original. Como alguns pais transmitem a seus filhos algum defeito físico, todos os pais transmitem a seus filhos essa mancha da alma.

A fonte da humanidade esta envenenada, e todas as correntes que nascem dela ficam envenenadas também. 

Todos os homens que vêm a este mundo têm que dar aquele suspiro do salmista: "Et in peccatis concepit me mater mea". Minha mãe concebeu-me em pecado.

Como se o demônio se tivesse colocado na porta do mundo e a todos os que quisessem entrar nele os fosse marcando com o seu selo ignominioso. Alma selada com o pecado, alma escrava de Satanás.

Os patriarcas, os juízes, os reis, os profetas, os heróis e heroínas do Antigo Testamento; os sábios, os artistas, os santos todos do Novo Testamento, todos sem exceção têm que inclinar a cabeça diante de Satanás e entregar a sua alma à escravidão diabólica.

Porém um dia abeirou-se das portas do mundo uma alma encantadora. Era uma alma de mulher que Deus tinha escolhido para sua Mãe. Deus, inimigo eterno do demônio, permitirá que esse seu inimigo escravize sua Mãe, por momentos sequer? Deus, que odeia infinitivamente o pecado, permitirá que a alma de sua Mãe fique manchada um só instante?

Aí tendes o problema que se apresenta à sabedoria e ao poder de Deus. É verdade que a justiça divina deu uma lei universal: todos os descendentes de Adão e Eva herdarão o pecado de seus pais. Porém quem deu a lei, não pode tirá-la, não pode pôr uma exceção? 
O rei Assuero tinha dado uma ordem real para exterminar o povo judeu. Apresentou-se ante ele a Rainha Ester e conseguiu do rei a revogação da ordem. Porque não poderá Deus fazer uma exceção à lei promulgada no paraíso? Podia e devia fazer essa exceção com a alma de sua Mãe.

IMACULADA CONCEIÇÃO IMACULADA CONCEIÇÃO Reviewed by Francisco Nascimento on 04:23 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.