MELHOR DO QUE «VER PARA CRER» É «CRER PARA VER»


E, de facto, elas anunciaram que Jesus estava vivo. Só que não foram muito bem sucedidas no seu anúncio. Marcos diz que Madalena foi levar a Boa Nova da Ressurreição aos discípulos, que estavam em luto e em pranto (cf. Mc 16, 10). Mas eles não acreditaram (cf. Mc 16, 11). Lucas, por sua vez, anota que o anúncio das mulheres parecia um desvario, pelo que os discípulos não acreditaram nelas (cf. Lc 24, 11). Eles só passaram a acreditar quando Jesus apareceu a Pedro (cf. Lc 24, 34).

Haveria aqui alguma ponta de rivalidade ou — quem sabe — de misoginia? Marcos declara que os discípulos não acreditaram que Jesus fosse visto por Madalena (cf. Mc 16, 11). É por isso que Tomé não foi o único a ser afogado pelas dúvidas. Os outros discípulos também se mostraram cépticos antes de saberem da aparição de Pedro e de serem, também eles, visitados por Jesus.

Deixemo-nos, pois, visitar sempre por Jesus. Ele bate à nossa porta e chama por nós (cf. Ap 3, 20). Jesus, que não desiste de Tomé, também não desiste de nós. Como fez a Tomé, também hoje vem ao nosso encontro, também hoje Se deixa tocar por nós. Também hoje nos convida a meter a nossa mão no Seu lado (cf. Jo 20, 27).

Digamos a todos o que os discípulos disseram a Tomé: «Vimos o Senhor» (Jo 20, 25). E que felizes nós somos porque vemos o Senhor! Vemo-Lo — estamos sempre a vê-Lo — na fé. Por conseguinte, melhor do que «ver para crer» é «crer para ver». Feliz não é quem crê porque vê. Feliz é quem vê porque crê. Nós não acreditamos porque vemos. Nós vemos porque acreditamos. Na fé conseguimos ver até o invisível. Em vez de «ver para crer», habituemo-nos, então, a «crer para ver». Quem acreditar nunca deixará de encontrar. São os «óculos da fé» que nos guiarão pelas estradas do mundo. São os «óculos da fé» que nos iluminarão com um amor sempre mais profundo!


Frei Francisco Bezerra do Nascimento, OFMConv.

MELHOR DO QUE «VER PARA CRER» É «CRER PARA VER» MELHOR DO QUE «VER PARA CRER» É «CRER PARA VER» Reviewed by Francisco Nascimento on 06:06 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.