FOI DEUS QUE TIROU A PEDRA DO TÚMULO


Isto significa que aquilo que se passou no túmulo não foi ação humana, mas obra divina. O túmulo foi aberto por Deus. A pedra foi removida por Deus. A morte foi vencida por Deus. Não esqueçamos que, segundo Mateus, foi um anjo do Senhor que desceu do Céu e retirou a pedra (cf. Mt 28, 2).

Deus «desamarra» Jesus de todas as «amarras». É Deus que «desliga» Jesus de todas aquelas «ligaduras». É então que se faz luz nas escuras vidas dos discípulos. Faz-se luz sobre a Ressurreição e faz-se até luz sobre a morte. Nem a morte eliminou Jesus. A Sua vida não foi interrompida, mas transfigurada. A morte de Jesus é uma morte «morticida», uma morte que mata a morte. Não elimina a vida; ilumina a vida.

Os discípulos ainda não tinham entendido que Jesus devia ressuscitar dos mortos. Também lhes fora difícil perceber que Jesus tinha de morrer para ressuscitar. Ou seja, só agora começavam a abarcar o sentido daquela morte e desta ressurreição. Compreenderam, finalmente, o sentido das palavras do Mestre. Ninguém Lhe tinha tirado a vida; era Ele que dava a vida (cf. Jo 10, 18).

Aquela morte não era um termo da vida, mas uma oferta da vida. Esta ressurreição não era um regresso à vida, mas um ingresso na Vida: na vida que vence a morte. Nós que, tantas vezes, sentimos que vamos morrendo na vida, encontramos assim sentido na própria morte.

Frei Francisco Bezerra do Nascimento, OFMConv.

FOI DEUS QUE TIROU A PEDRA DO TÚMULO FOI DEUS QUE TIROU A PEDRA DO TÚMULO Reviewed by Francisco Nascimento on 08:01 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.