EM CASA, NOS CAMINHOS E ATÉ JUNTO AO SEPULCRO


A primeira visita pascal não foi feita por homens transportando a Cruz. A primeira visita pascal foi feita pelo próprio Jesus que morrera na Cruz. Neste Domingo, acompanhamos aquela que foi a primeira «visita pascal» da história. E são cinco as «visitas» que Jesus faz no próprio dia em que ressuscitou. Esta «visita pascal» de Jesus ocorre em casa, nos caminhos e até junto ao sepulcro.

O Evangelho de hoje apresenta-nos a visita que Jesus fez aos discípulos em Jerusalém, na tarde do dia da Ressurreição (cf. Jo 20, 1). Este não foi, porém, o único — nem sequer o primeiro — encontro que Jesus teve com os Seus discípulos. Nessa mesma tarde, antes deste encontro, veio ter com outros dois discípulos que iam «a caminho de uma aldeia chamada Emaús» (cf. Lc 24, 13).

Estes, apesar do cansaço e do adiantado da hora, vão fazer mais doze quilómetros — certamente a pé — e regressam a Jerusalém para contar o sucedido aos companheiros (cf. Lc 24, 35).

Pela reação, ficamos a saber que Jesus já tinha aparecido a Pedro: «Na verdade, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão» (Lc 24, 34). É precisamente enquanto os discípulos conversavam que se dá a aparição de que fala São João no Evangelho deste dia (cf. Lc 24, 36-40).


Frei Francisco Bezerra do Nascimento, OFMConv.

EM CASA, NOS CAMINHOS E ATÉ JUNTO AO SEPULCRO EM CASA, NOS CAMINHOS E ATÉ JUNTO AO SEPULCRO Reviewed by Francisco Nascimento on 03:01 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.