A LIÇÃO DA «PROTOFANIA» PASCAL


Afinal, a quem apareceu primeiro Jesus depois de ressuscitar? A Pedro? Aos outros discípulos? Às mulheres? A notícia mais antiga — colhida por Paulo — refere que Jesus «apareceu a Cefas [Pedro], em seguida, aos Doze» e a muitos outros (cf. 1Cor 15, 4-9). Do exposto fica claro que Pedro viu Jesus antes de muitos. Mas não é dito que tenha sido ele «o» primeiro a ver Jesus.

A primeira aparição reportada por Lucas ocorre ao cair da tarde do dia da Ressurreição (cf. Lc 24, 13-35). Jesus mete conversa com dois discípulos que «iam a caminho de uma aldeia chamada Emaús» (Lc 24, 13).

Sintomaticamente, no final deste relato, menciona-se uma aparição a Simão (cf. Lc 24, 34). Terá sido anterior ou posterior à aparição aos «discípulos de Emaús»? Em qualquer caso, também não se diz categoricamente que estas sejam as «primeiras» aparições de Jesus.

A primeira aparição indicada por Mateus foi a aparição a Maria de Magdala (conhecida como Maria Madalena) e «a outra Maria» (cf. Mt 28, 1-10). Já a primeira aparição descrita por Marcos e João inclui apenas Maria Madalena (cf. Mc 16, 9; Jo 20, 14-17). Acresce que Marcos faz questão de ressalvar que esta é a «primeira» aparição do Ressuscitado. A sua anotação é inequívoca: «Jesus apareceu primeiramente a Maria de Magdala» (Mc 16, 9).

Tendo ido visitar o túmulo, pela manhã do primeiro dia da semana, ela vê a pedra removida do sepulcro (cf. Jo 20, 1). Suspeitando de um assalto, vai depressa informar Pedro e o Discípulo Amado (cf. Jo 20, 2). Os dois vão ao sepulcro, vêem o que se passa e voltam para casa (cf. Jo 20, 3-10). Pelo contrário, Maria Madalena resolve ficar. E não pára de chorar a perda do corpo do «seu» Senhor (cf. Jo 20, 11-13).

É então que ela vê Jesus. Mas não O conhece (cf. Jo 20, 14). Foi somente quando O ouviu que O reconheceu (cf. Jo 20, 16). Eis a preciosa lição desta «protofania» pascal: é preciso escutar Jesus para (re)conhecer Jesus.

Depois, há que fazer o que Maria Madalena fez: anunciar que Jesus continua vivo (cf. Jo 20, 18). É por isso que ela é venerada como «iso-apóstola» («igual aos apóstolos»). Anunciar Jesus não é a (única) tarefa de todo o apóstolo?


Frei Francisco Bezerra do Nascimento, OFMConv.

A LIÇÃO DA «PROTOFANIA» PASCAL A LIÇÃO DA «PROTOFANIA» PASCAL Reviewed by Francisco Nascimento on 18:43 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.