JESUS É O NOVO TEMPLO PARA O NOVO CULTO


Percebe-se, portanto, que a liturgia deste Domingo nos apresente Jesus como a vida nova: Jesus é a vida nova figurada no templo novo. Todos os templos caem e o Templo de Jerusalém também caiu pelo ano 70. Só o novo templo Jesus permanece. O templo material é, pois, uma evocação do templo espiritual que é Jesus e que devemos ser nós em Jesus (cf. 1Cor 3, 17). O novo templo inaugura um novo culto que não está dependente de um lugar. O novo culto não tem de ser prestado em Garizim ou em Jerusalém, mas «em espírito e verdade» (Jo 4, 23).
Jesus inaugura um culto que pode ser prestado em qualquer lugar. Jesus é o novo templo e o novo culto. Jesus é o novo templo para o novo culto.

Isto não significa que Jesus não respeite o tempo material. Pelo contrário, até fica seriamente incomodado com a falta de respeito que existe dentro do Templo de Jerusalém. O zelo pela Casa de Deus devorava-O (cf. Jo 2, 17). Daí que não permita que se transforme a Casa de Deus numa casa de comércio (cf. Jo 2, 16). É por isso que não hesita em fazer um chicote de cordas para expulsar os vendedores e os cambistas, derrubando mesas e espalhando trocos pelo chão (cf. Jo 2, 15).
Não se trata de um ato de violência, mas de zelo. Não se diz que Jesus tenha atingido alguma pessoa. O que Ele atinge são as coisas e os comportamentos das pessoas.

Frei Francisco Bezerra do Nascimento, OFMConv.

JESUS É O NOVO TEMPLO PARA O NOVO CULTO  JESUS É O NOVO TEMPLO PARA O NOVO CULTO Reviewed by Francisco Nascimento on 03:33 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.