«QUEM É DEUS?», «ONDE ESTÁ DEUS?»


Acerca de Deus, duas são as perguntas que mais fazemos: «Quem é?» e «Onde está?»; «Quem é Deus?», «Onde está Deus?». Sucede que as respostas nunca nos satisfazem. Cada resposta parece não fechar as portas a mais perguntas. Pelo contrário, cada resposta é uma porta aberta a um novo vendaval de perguntas.
«Quem é Deus?» Aprendíamos, outrora, na catequese, que «Deus é um espírito puro, eterno e criador». «Onde está Deus?» Ouvíamos, na mesma — e saudosa — catequese, que «Deus está no céu, na terra e em toda a parte».

Curiosamente, a Oração Coleta da Eucaristia deste Domingo também nos oferece uma resposta para esta última pergunta. (Refira-se, a propósito, que a oração que antecede a Primeira Leitura chama-se coleta porque coleciona os nossos pedidos elevando-os até Deus). «Onde está Deus», então? Segundo a Oração Coleta deste Domingo — e desta semana —, Deus está presente «nos corações retos e sinceros». É nos corações retos e sinceros que Deus faz a Sua morada.
A retidão e a sinceridade são fundamentais. Não são as palavras que convencem. Ser reto é seguir em frente, é não andar às curvas, ora para um lado, ora para o outro. E sincero quer dizer — etimologicamente — sem cera, ou seja, sem enfeites artificiais. Pelo que ser reto e ser sincero é ser liso, é ser transparente, é ser autêntico.


Frei Francisco Bezerra do Nascimento, OFMConv.

«QUEM É DEUS?», «ONDE ESTÁ DEUS?» «QUEM É DEUS?», «ONDE ESTÁ DEUS?» Reviewed by Francisco Nascimento on 01:31 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.