EM MODO DE PREPARAÇÃO PARA A PAIXÃO


Eis um episódio belo, denso e intenso. Eis um episódio marcante na vida de Jesus e na vida dos discípulos de Jesus. É um episódio tão marcante que o Novo Testamento nos apresenta, dele, quatro versões. Além desta — de São Marcos (Mc 9, 2-10) —, temos as versões de São Mateus (Mt 17, 1-9), de São Lucas (cf. Lc 9, 28-36) e de São Pedro (2Ped 1, 16-18).
Não espanta, por isso, que a Igreja evoque este acontecimento duas vezes em cada ano: no Segundo Domingo da Quaresma e no dia 6 de Agosto. A festa da Transfiguração do Senhor é celebrada no Oriente desde o século V e no Ocidente desde 1457.

Situada entre os dois anúncios da Paixão e da Morte de Jesus (cf. Mc 8, 31-33; 9, 30-32), a Transfiguração prepara os Apóstolos para a vivência dessa mesma Paixão e Morte. Assim, quando virem Jesus na Sua condição de Servo, estarão mais bem preparados para não esquecerem a Sua condição divina.
Também hoje, Jesus quer preparar-nos para a vivência do Seu mistério pascal. No fundo, Jesus torna bem claro que o Seu projeto não passa por triunfos humanos, mas pela oferta da vida na Cruz. Jesus sobe para o alto, mas não para o alto do poder. Ele sobe para o alto da Cruz, descendo até à morte. Jesus sobe descendo. Também nós só subiremos até Jesus descendo com Jesus.

Frei Francisco Bezerra do Nascimento, OFMConv.

EM MODO DE PREPARAÇÃO PARA A PAIXÃO EM MODO DE PREPARAÇÃO PARA A PAIXÃO Reviewed by Francisco Nascimento on 01:36 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.