COMO JEJUAR?


Juntamente com a partilha, a oração e o jejum compõem o tripé do itinerário quaresmal. O jejum, ao despojar-nos da satisfação do nosso apetite, despoja-nos de nós e habilita-nos para uma vida centrada em Deus e no próximo. Não fazemos nós jejum por razões egoístas? Porque é que não havemos de fazer também por razões altruístas? Se nos privamos de alimentos para manter a linha, porque é que não nos privamos de alimento para nos mantermos em linha com Jesus?
O nosso jejum identifica-nos com Jesus, que fez jejum, e com tantos que são obrigados a fazer jejum (cf. Mt 4, 2). Nos que passam fome reencontramos Jesus, que também sentiu fome (cf. Mt 4, 2). Tudo o que fizermos a eles será feito a Ele (cf. Mt 25, 40).

Nesta Quaresma, despojemo-nos, então, de alguma carne e do peixe caro. Mas façamos também, de vez em quando, jejum do automóvel desanuviando o ambiente. Façamos igualmente jejum do cigarro, contribuindo para a nossa saúde e para a saúde dos nossos semelhantes? Façamos jejum de certas imagens e de algumas palavras. Façamos total jejum das intrigas, das insinuações e das calúnias. Façamos total jejum dos juízos precipitados, das ações agressivas e dos sentimentos violentos. Deixemos que a bondade brilhe, que a paz reluza, que a justiça floresça e que o amor vença.
Uma vez mais, o tempo de Deus chegou.Convertamo-nos à Boa Nova!


Frei Francisco Bezerra do Nascimento, OFMConv.

COMO JEJUAR? COMO JEJUAR? Reviewed by Francisco Nascimento on 02:26 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.