A QUARESMA É UM TEMPO DE PREPARAÇÃO


Curiosamente, São Marcos não diz que Jesus jejuou. Limita-se a informar que esteve 40 dias no deserto a ser tentado, no meio de feras e anjos (cf. Mc 1, 13). Foi esta a Sua preparação para a missão. Após a prisão de João, Jesus parte para a Galileia e começa a anunciar o Evangelho de Deus (cf. Mc 1, 14).
Eis-nos perante sinais da chegada de um tempo novo: a prisão de João como que assinala o encerramento do tempo antigo. Também não é por acaso que Jesus parte para a Galileia, iniciando aí a Sua missão. A Galileia é o local por excelência do anúncio das novidades. Não esqueçamos que a novidade maior que Jesus transmitiu aos Seus discípulos (a Ressurreição) foi comunicada precisamente aqui, na Galileia (cf. Mc 16, 7.14).

É por isso que a Quaresma é, essencialmente, um tempo de renovação. Ou, melhor, é um tempo de preparação para a renovação pascal. É por isso que na Quaresma se ultima a preparação para o Sacramento da Vida Nova (o Baptismo), que se celebra na Vigília Pascal. E é por isso que na Quaresma se celebra o Sacramento que renova em nós a graça recebida no Baptismo.
Trata-se do Sacramento da Reconciliação. O objetivo é (como se depreende da própria palavra) que nos voltemos a conciliar com a vida oferecida no Baptismo. No Baptismo, recebemos uma vida nova: deixámos de ser Adão e passámos a ser Cristo. O problema é que, como notamos por experiência própria, nem sempre vivemos «batismalmente». No balanceamento da nossa existência, por vezes recuamos e trocamos Cristo por Adão. Daí que necessitemos de recuperar o que vamos perdendo.


Frei Francisco Bezerra do Nascimento, OFMConv.

A QUARESMA É UM TEMPO DE PREPARAÇÃO A QUARESMA É UM TEMPO DE PREPARAÇÃO Reviewed by Francisco Nascimento on 01:51 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.