PORQUE DEUS NÃO DESISTE DE NÓS, NÃO DESISTAMOS NÓS DE DEUS

Tomar a Cruz não tem nada de depressivo. Tomar a Cruz tem tudo de expressivo. No fundo, a Cruz expressa a realidade do nosso Batismo. Como ouvimos na Segunda Leitura, «nós, que somos batizados em Jesus Cristo, somos batizados na Sua morte» (Rom 6, 3). É que, só estando com Cristo na morte, conseguiremos estar com Cristo na Sua vitória sobre a morte.
São Paulo avisa: «Assim como Cristo ressuscitou dos mortos […], também nós caminharemos numa vida nova. Se morrermos com Cristo, acreditamos que também com Ele viveremos» (Rom 6, 4.8). É por isso que a Páscoa não é só a Ressurreição. A Ressurreição é o «terminus ad quem» da Páscoa. Mas o «terminus a quo» da Páscoa é a Morte. A Páscoa começa com a Morte. A Páscoa é a passagem da Morte para a Ressurreição. Só há Ressurreição depois da Morte. É, portanto, preciso morrer para ressuscitar. Nunca percamos de vista. É preciso morrer para o pecado, para o egoísmo, para a mentira, para toda a espécie de mal e de maldade.

O Baptismo opera, de modo sacramental, esta morte para o pecado e esta vida para Deus. No Baptismo, identificamo-nos com Cristo na Morte e identificamo-nos com Cristo na Ressurreição. A Morte, que já não tem domínio sobre Cristo (cf. Rom 6, 9), também nenhum domínio terá sobre quem está em Cristo. No Baptismo, começamos a viver para Deus (cf. Rom 6, 10).
Estaremos, então, dispostos a esta morte para termos acesso a esta vida? Estaremos dispostos a morrer para o pecado, para o mal e para a maldade? Estaremos dispostos a permanecer vivos para Deus em Cristo Jesus (cf. Rom 6, 11)? Nem sempre o que se celebra no Sacramento se torna visível na vida. Há que fazer convergir o plano sacramental com o plano existencial. Quando cairmos, não hesitemos em voltar a levantar-nos. Deus não desiste de nós. Não desistamos nós de Deus.



Frei Francisco Bezerra do Nascimento, OFMConv.
PORQUE DEUS NÃO DESISTE DE NÓS, NÃO DESISTAMOS NÓS DE DEUS  PORQUE DEUS NÃO DESISTE DE NÓS, NÃO DESISTAMOS NÓS DE DEUS Reviewed by Francisco Nascimento on 13:44 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.