Os levitas. Os verdadeiros e os falsos profetas

Naqueles dias, Moisés falou ao povo, dizendo:
1“Os sacerdotes levíticos e toda a tribo de Levi não terão parte na herança com todo o Israel; viverão dos sacrifícios oferecidos ao Senhor e da sua herança. 2Nada receberão dos bens de seus irmãos: o próprio Senhor é a sua herança, como ele lhes disse.
3Eis os direitos dos sacerdotes sobre o povo, sobre aqueles que oferecem em sacrifício um boi ou uma ovelha: darão ao sacerdote o quarto dianteiro, as mandíbulas e o estômago; 4a ele se darão também as primícias do trigo, do vinho e do azeite, bem como as primícias da tosquia das ovelhas. 5Pois foi ele que o Senhor teu Deus escolheu dentre todas as tribos para estar com seus filhos em sua presença e exercer o ministério em nome do Senhor, para sempre.
6Quando um levita sair de qualquer cidade de Israel, para onde emigrou, e de livre e espontânea vontade vier para o lugar escolhido pelo Senhor, 7exercerá o ministério em nome do Senhor seu Deus, como todos os seus irmãos levitas que ali estiverem servindo ao Senhor. 8Receberá a mesma porção de alimentos que os outros, além daquilo que lhe é devido na sua cidade por sucessão paterna.
9Quando tiveres entrado na terra que o Senhor teu Deus te vai dar, não imites as práticas abomináveis daquelas nações. 10Nem haja em teu meio quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem quem consulte adivinhos, ou observe sonhos ou agouros, nem quem use malefícios, 11nem quem recorra à magia, consulte oráculos ou adivinhos, nem quem indague dos mortos a verdade. 12Porque o Senhor abomina todas estas coisas, e por tais maldades deserdará estes povos à tua entrada. 13Tu, sê perfeito e sem mancha com o Senhor teu Deus. 14Estes povos, cuja terra vais possuir,consultam feiticeiros e adivinhos: tu, porém, foste instruído de outro modo pelo Senhor teu Deus.
15O Senhor teu Deus fará surgir para ti, da tua nação e do meio de teus irmãos, um profeta como eu: a ele deverás escutar. 16Foi exatamente o que pediste ao Senhor teu Deus, no monte Horeb, quando todo o povo estava reunido, dizendo: ‘Não quero mais escutar a voz do Senhor meu Deus, nem ver este grande fogo, para não acabar morrendo’. 17Então o Senhor me disse: ‘Está bem o que disseram. 18Farei surgir para eles, do meio de seus irmãos, um profeta semelhante a ti. Porei em sua boca as minhas palavras e ele lhes comunicará tudo o que eu lhe mandar. 19Eu mesmo pedirei contas a quem não escutar as palavras que ele pronunciar em meu nome. 20Mas o profeta que tiver a ousadia de dizer em meu nome alguma coisa que não lhe mandei ou se falar em nome de outros deuses, esse profeta deverá morrer’. 21E se perguntares: ‘Como posso distinguir a palavra que não vem do Senhor?’, 22nisto terás um sinal: se não acontecer o que aquele profeta disse em nome do Senhor, o Senhor não disse tal coisa, mas foi o profeta que o inventou por presunção do seu espírito; e por isso não o temerás”.

Do Livro do Deuteronômio             18,1-22
Os levitas. Os verdadeiros e os falsos profetas Os levitas. Os verdadeiros e os falsos profetas Reviewed by Francisco Nascimento on 02:19 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.