Homilia: III Domingo do Tempo Comum - Ano B

Santo Efrém
Diatessaron, 4
A pesca continua

Os apóstolos vieram ao Senhor como pescadores de peixes e chegaram a ser pescadores e homens, de acordo com aquilo do Profeta Jeremias: Eis que enviarei pescadores de homens, e eles os pescarão por todas as montanhas e por todos os lugares elevados.
Se Cristo tivesse enviado sábios, se teria dito que persuadiram ao povo com a sua ciência, ou que o enganaram com sua sabedoria.
Se tivesse enviado homens ricos, se diria que alimentaram o povo, ludibriando-o; ou que corromperam as pessoas com o seu dinheiro, chegando, desta forma, a dominá-las.
Se tivesse enviado homens poderosos, se diria que os seduziram por sua força, ou o constrangeram por seu poder.
Mas os apóstolos não tinham nada disso. O Senhor o demonstra com o exemplo de Simão. Ele era pusilânime, pois foi presa do pânico diante da voz de uma criada; era pobre, pois não pôde pagar o imposto que lhe correspondia, uma moeda de ouro - Não tenho ouro, diz Pedro, nem prata. Era homem sem cultura, já que, quando negou o Senhor, não soube justificar-se com astúcia.
Foram enviados estes simples pescadores de peixes, que conseguiram vencer aos poderosos, aos ricos, aos sábios.
Milagre maravilhoso! Sendo fracos como eram, atraíram os poderosos à sua doutrina, sem coação alguma; sendo pobres ensinaram aos ricos; sendo ignorantes tornaram homens sábios e prudentes em discípulos seus.
A sabedoria do mundo cedeu lugar a esta sabedoria, que é a sabedoria das sabedorias.


Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, p. 375.
Homilia: III Domingo do Tempo Comum - Ano B Homilia: III Domingo do Tempo Comum - Ano B Reviewed by Francisco Nascimento on 18:16 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.