Cristo, cabeça da Igreja; Paulo, seu servo

Irmãos, 1,15 Cristo Jesus é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, 16 pois por causa dele foram criadas todas as coisas no céu e na terra, as visíveis e as invisíveis, tronos e dominações, soberanias e poderes. 17 Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele existe antes de todas as coisas e todas têm nele a sua consistência.
18 Ele é a Cabeça do corpo, isto é, da Igreja. Ele é o Princípio, o Primogênito dentre os mortos; de sorte que em tudo ele tem a primazia, 19porque Deus quis habitar nele com toda a sua plenitude 20 e por ele reconciliar consigo todos os seres. Todos os que estão na terra e no céu, ele quis conduzir a Cristo, que trouxe a paz ao derramar seu sangue na cruz.
21 E vós, que outrora éreis estrangeiros e cujas más obras manifestavam profunda hostilidade, 22 eis que agora Cristo vos reconciliou pela morte que sofreu no seu corpo mortal, para vos apresentar como santos, imaculados, irrepreensíveis diante de si. 23 Mas é necessário que permaneçais inabaláveis e firmes na fé, sem vos afastardes da esperança que vos dá o evangelho. A toda criatura debaixo do céu foi anunciado o evangelho que ouvistes e do qual eu, Paulo, me tornei ministro.
24 Alegro-me de tudo o que já sofri por vós e procuro compensar na minha própria carne as deficiências que atribulam a Cristo, em solidariedade com seu corpo, isto é, a Igreja. 25 A ela eu sirvo, exercendo o cargo que Deus me confiou de transmitir-vos a palavra de Deus em sua plenitude. 26 Esta palavra é o mistério escondido por séculos e gerações, mas agora revelado a seu povo santo. 27 A este, Deus quis manifestar como é rico e glorioso entre as nações este mistério: a presença de Cristo junto a vós, a esperança da glória. 28 Nós o anunciamos, admoestando a todos e ensinando a todos, com toda sabedoria, para tornar perfeitos a todos em sua união com Cristo. 29 Para isso eu me esforço com todo o empenho, sustentado pela força que em mim opera.
2,1 Quero pois que saibais que luta difícil sustento por vós, pelos fiéis de Laodicéia e por tantos outros, que não me conhecem pessoalmente, 2para que sejam consolados e se mantenham unidos na caridade. Que eles cheguem a entender profunda e plenamente o mistério divino, ao conhecer o Cristo, 3no qual estão encerrados todos os tesouros da sabedoria e da ciência.

Da Carta de São Paulo aos Colossenses             1,15–2,3
Cristo, cabeça da Igreja; Paulo, seu servo Cristo, cabeça da Igreja; Paulo, seu servo Reviewed by Francisco Nascimento on 15:47 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.