COM UMA (ÚNICA) PALAVRA, DEUS TUDO FAZ E A TODOS ENCHE DE PAZ

Não desperdicemos o silêncio do Natal. Faz-nos tão bem respirar o silêncio de Belém. Faz-nos bem aprender que não falamos só com os lábios. Belém, com Jesus, Maria e José, ensina-nos a falar com a vida e com a fé. O Natal é a festa do silêncio que fala. A divina Palavra acampou no silêncio do Menino que nasceu, do Filho que nos foi dado (cf. Is 9, 6).
Não consta que os Magos abrissem a boca quando viram Jesus (cf. Mt 2, 11). Diante do silêncio que se faz Palavra, é bom que as nossas palavras façam um pouco mais de silêncio. Os nossos encontros ainda são demasiado palavrosos. Habituemo-nos também a estar com o Senhor sem abrir os lábios. Um pouco de silêncio com Deus consegue (infinitamente) mais do que muitas palavras sobre Deus. Não esqueçamos que é apenas com uma Palavra que Deus tudo faz e refaz. É com essa única Palavra que Deus nos enche de paz!

Que a paz de Belém esteja convosco: não só nesta noite, mas especialmente nesta noite. Convidai a Sagrada Família para entrar na vossa família. Não vos esqueçais de rezar antes de começar o jantar. Queria muito estar convosco nesta noite tão especial: a noite de Natal. Mas, no Deus que vem até nós, nunca nos sentiremos sós. Em Jesus Menino estarei perto de vós e sentir-vos-ei bem perto de mim.

Mas depois nos unirmos em casa de cada um, estaremos ainda mais unidos na casa de todos, a Casa de Jesus. A Missa da Noite de Natal é tão cheia de encanto que ninguém quererá ficar no seu canto. É claro que não deixaremos de sentir a presença dos que não possam vir. Mas não tenhamos medo do frio. Deus aquece esta noite, inundando-a de luz. Queria fazer-me especialmente próximo de quem está doente, de quem vive só, de quem experimenta a dor, a separação, o luto. Afinal e como notou Edith Stein, «a noite de Natal e a noite da Cruz são uma única noite». Há quem sinta o peso da Cruz na noite da Natal. Que todos possam sentir o brilho do Natal, mesmo quando sentem o peso da Cruz. Por todos peço. A todos envolvo num sentido abraço de santo, feliz e abençoado Natal.



Frei Francisco Bezerra do Nascimento, OFMConv.
COM UMA (ÚNICA) PALAVRA, DEUS TUDO FAZ E A TODOS ENCHE DE PAZ COM UMA (ÚNICA) PALAVRA, DEUS TUDO FAZ E A TODOS ENCHE DE PAZ Reviewed by Francisco Nascimento on 03:55 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.