TUDO É NOVO EM CRISTO

Andamos tão afanosamente à procura de novidades e nem sequer reparamos na novidade perene que nos foi entregue. Jesus é o portador dessa novidade. N’Ele nada é velho. N’Ele nada envelhece. Com Ele tudo rejuvenesce. Com Ele tudo é novo. Com Jesus, é nova a vida e são novos os comportamentos. Em Jesus, há uma atmosfera de leveza, de beleza, de simplicidade, de autenticidade. É tudo tão diferente no caminho de toda a gente.

Jesus é o anunciador desta vida nova e o pregoeiro deste mundo verdadeiramente novo. Mas não deixa de denunciar as velharias, verberando aquilo que está gasto e nos desgasta.

É por isso que Jesus censura fortemente os que mandam e não cumprem, os que impõem e não vivem, os que dizem e não fazem e, às vezes, nem sequer dizem. De facto, estamos num tempo de «sobre-ruído» e «sub-comunicação». Falamos muito, mas chegamos a dizer alguma coisa? Afinal, que comunicamos quando falamos? De facto, neste mundo, há os que, a cada passo, demonstram nada ter para dizer. Mesmo quando dizem. Sobretudo quando dizem, quando não param de dizer!

Tudo isto faz-me pensar num episódio em que alguém, não entendendo a língua de pessoas que falavam com muito entusiasmo, perguntou acerca do que estariam elas a dizer. Resposta pronta: «Não estão a dizer nada, estão só a falar». Este é um retrato fiel, embora um pouco caricatural, do que acontece nos tempos que correm: falamos muito, mas (no fundo) não dizemos nada.



Frei Francisco Bezerra do Nascimento, OFMConv.

You Might Also Like

0 comentários

Mapa De Visitante