Pilar, a primeira aparição de Maria

Documentos históricos mencionam que Maria apareceu aos discípulos de Jesus quando ainda estava viva; e afirmam que a Virgem apareceu também aos primeiros cristãos da Espanha para apoiá-los em suas dificuldades.

Estamos falando da Aparição de Nossa Senhora do Pilar, em Espanha.

Segundo a tradição apoiada em documentos que remontam ao século XIII, a aparição ocorreu em um dia em que o apóstolo São Tiago se encontrava às margens do rio Ebro que atravessa a cidade de Saragoça, desanimado porque os habitantes não respondiam à pregação do Evangelho. De repente viu Nossa Senhora, de pé sobre um pilar de mármore. Maria confortou-o e pediu-lhe que se construísse ali um templo. A mesma coluna na qual apareceu Maria, segundo as fontes históricas, seria a que hoje sustenta a sua imagem.

Isso ocorreu segundo esses documentos no ano 39 ou 40, quando, segundo algumas fontes, Maria vivia em Éfeso. O cristianismo na Espanha dava assim os seus primeiros passos... O apóstolo São Tiago e as oito testemunhas do prodígio começaram a edificar uma igreja, hoje Basílica em Saragoça, cujo nome era "Cesaraugusta". Passaram-se os séculos, com cismas no cristianismo e a invasão árabe da Espanha, porém o Santuário do Pilar, reconstruído em várias ocasiões, continuaria sendo o coração dos cristãos ibéricos. Atribuem-se à intercessão de Nossa Senhora do Pilar diversos milagres. Um dos mais conhecidos e documentados é o "Milagre da Calanda", no qual foi ao mendigo Miguel Pellicer, nascido em Calanda, restituído a perna que lhe foi amputada em Outubro de 1637. A origem do cristianismo na Espanha, em um primeiro momento marcado pelo fracasso, tem na Virgem Maria do Pilar e no apóstolo São Tiago os seus pioneiros. Por esse motivo, os católicos espanhóis consideram que seu país é "terra de Maria". Saragoça e Compostela, o Pilar e o apóstolo São Tiago, constituem os dois eixos fundamentais ao redor dos quais gira a espiritualidade do povo espanhol.

Oh Virgem do Pilar, Rainha e Mãe. A Espanha e todas as nações hispânicas reconhecem com gratidão tua proteção constante e esperam seguir contando com ela.Obtenha-nos do teu Filho fortaleza na fé, segurança na esperança e constância no amor.
Queremos que em todos os instantes de nossa vida sintamos que tu és nossa Mãe.
Por Jesus Cristo nosso Senhor. Amém.

You Might Also Like

0 comentários

Mapa De Visitante