DEUS CONVIDA-NOS PARA UM «BANQUETE»

Deus também é pão. Deus também Se faz pão. Os textos que escutamos neste Domingo são atravessados por um convite. Deus convida-nos para uma refeição, para um banquete «com manjares suculentos, um banquete com excelentes vinhos, comidas de boa gordura e vinhos puríssimos» (Is 25, 6).

Durante tal banquete, Deus vai «retirar o luto» (Is 25, 7) e «destruir a morte» (Is 25, 8). Vai, por isso, «enxugar todas as lágrimas» (Is 25, 8) e acabar com «a vergonha do Seu povo» (Is 25, 8). Tudo isto acontecerá nos tempos últimos, inaugurados por Jesus Cristo. Ele é o Último, o Definitivo e o Perene. Ele é o eco de todos os nossos anseios e o horizonte de todos os nossos caminhos.

O Evangelho garante que «o banquete está pronto» (Mt 22, 8). De facto, é em Jesus Cristo que Deus Se faz pão. Cristo é pão para que ninguém tenha mais fome de pão. Quem come deste pão, vive e vivifica. Ou seja, alimenta-se para alimentar os outros.

Aliás, é esse o mandato do próprio Jesus: «Dai-lhes vós de comer» (Lc 9, 13). Por conseguinte, somos nós que temos de dar o pão. E que pão? Toda a espécie de pão: o pão que vem da terra e o pão que vem do Céu (cf. Jo 6, 32).


Frei Francisco Bezerra do Nascimento, OFMConv.

You Might Also Like

1 comentários

  1. OBRIGADO PELOS ENSINAMENTOS PUBLICADOS.EM RELAÇÃO AOS CUIDADOS COM A TEOFOBIA VÁRIAS VEZES QUANDO VIAJO QUE PEGO O TERÇO PARA REZAR AS PESSOAS OLHAM COMO SE FOSSE UMA COISA SEM IMPORTANCIA.E MUITO DAS VEZES SÃO DA MESMA RELIGIÃO. QUANDO VOU A MISSA O MEU INTERESSE É SACIAR E ME PREENCHER, COM A PALAVRA E COM O BANQUETE QUE DEUS NOS OFERECE, QUE É SEU CORPO E SEU SANGUE NA EUCARISTIA.

    ResponderExcluir

Mapa De Visitante