JUSTIÇA É FAZER O BEM ATÉ ÀQUELE QUE FAZ O MAL

Segundo Deus, a justiça não consiste em fazer o mal a quem fez o mal. Segundo Deus, a justiça consiste em fazer o bem até àquele que faz o mal. Por conseguinte, justo é aquele que até é capaz de ir mais além da justiça. A justiça segundo Deus não dá só o que é merecido. A justiça segundo Deus é capaz de dar até o que é imerecido.

Trata-se, pois, de uma justiça que pode chegar ao ponto de parecer injusta. A justiça divina, ao contrário do que pensamos, não é meramente proporcional. Ele não dá muito a quem faz muito e não dá pouco a quem faz pouco. Deus dá tudo a todos. Deus dá-Se todo a todos.

É por isso que a justiça, além de ser conquistada como um direito, tem de ser pedida como um dom. Temos de pedir a Deus que nos dê um coração justo e uma vida justa. Mas esse não é o problema. Deus está sempre pronto para todas as dádivas, assim nós estejamos disponíveis para as receber.

Procuremos, então, o Senhor, como nos recomenda o profeta: «Procurai o Senhor» (Is 55, 6). Sabemos que «o Senhor está próximo de quantos O invocam» (Sal 144, 18). Ele está sempre próximo com a Sua presença e com a Sua justiça, já que «o Senhor é justo em todos os Seus caminhos» (Sal 144, 17).



Frei Francisco Bezerra do Nascimento, OFMConv.

You Might Also Like

0 comentários

Mapa De Visitante