JESUS NÃO TEM LUGARES PARA DISTRIBUIR

Todavia, Jesus é muito claro. Ele não tem lugares para assegurar nem sinecuras para distribuir. Ele tem uma proposta para fazer: segui-Lo. E quem O seguir terá de estar preparado para bebe do Seu cálice (cf. 20, 23). Isto é, terá de estar preparado para a condenação e até para a morte. Enfim, Jesus não vem para dominar, mas para servir e ensinar a servir (cf. Mt 20, 28).

Só que os discípulos ainda não estavam preparados. E Pedro vai mesmo ao ponto de repreender Jesus: «Deus Te livre de tal, Senhor. Isso não Te há-de acontecer» (Mt 16, 22). O certo é que Jesus — que pouco antes elogiara Pedro — aparece agora a censurar o mesmo Pedro: «Vai-te da Minha frente, Satanás!» (Mt 16, 23).

Pedro comportara-se como um acusador, que é o significado etimológico de Satanás, «aquele que acusa». Jesus parecia afastar-se daquilo que Pedro considerava ser o mais autêntico conceito de Messias.

Pedro, que há pouco estava inspirado por Deus, agora parece estar permeável a Satanás. Razão tem, pois, S. Paulo quando recomenda a quem está de pé para ter cuidado já que depressa pode cair (cf. 1Cor 10, 12). E ninguém está livre de uma queda.



Frei Francisco Bezerra do Nascimento, OFMConv.

You Might Also Like

0 comentários

Mapa De Visitante