VISÕES DE RUÍNAS

1 O Senhor mostrou-me esta visão: Eram formações de gafanhotos, que surgiam na época em que começam a brotar as plantações tardias – naquelas que nascem, depois da ceifa dos cereais, para uso do rei. 2Aconteceu que, quando a praga acabou de comer a erva da terra, eu disse: “Senhor Deus, peço-vos sejais bondoso; como poderá Jacó resistir? Ele é tão fraco!” 3O Senhor compadeceu-se. “Isso não acontecerá”, disse o Senhor Deus.
4 O Senhor mostrou-me esta visão: O Senhor Deus ameaçava fazer justiça pelo fogo, um fogo, que devorou o grande abismo e consumiu o campo. 5E eu disse: “Senhor Deus, acalmai-vos, eu vos rogo; como poderá Jacó resistir? Ele é tão débil”! 6O Senhor compadeceu-se. “Isto também não acontecerá”, diz o Senhor Deus.
7 O Senhor Deus mostrou-me outra visão: era um homem de pé, junto ao muro rebocado, tendo na mão uma colher de pedreiro. 8Disse-me o Senhor: “Que estás vendo, Amós?” Respondi: “Uma colher de pedreiro”. Disse o Senhor: “Pois eu vou pôr uma colher de pedreiro no meio do meu povo Israel; não lhe darei mais prazo para o perdão. 9As colinas de Isaac serão devastadas e os santuários de Israel, demolidos; e atacarei com a espada a casa de Jeroboão”.
10 Então Amasias, sacerdote de Betel, mandou dizer a Jeroboão, rei de Israel: “Amós conspira contra ti, dentro da própria casa de Israel; o país não consegue evitar que se espalhem todas as suas palavras. 11Ele anda dizendo: ‘Jeroboão morrerá pela espada, e Israel será deportado de sua pátria, como escravo’”. 12Disse depois Amasias a Amós: “Vidente, sai e procura refúgio em Judá, onde possas ganhar teu pão e exercer a profecia; 13mas em Betel não deverás insistir em profetizar, porque aí fica o santuário do rei e a corte do reino.” 14Respondeu Amós a Amasias, dizendo:

“Não sou profeta
nem sou filho de profeta;
sou pastor de gado e cultivo sicômoros.
15 O Senhor chamou-me,
quando eu tangia o rebanho,
e o Senhor me disse:
‘Vai profetizar para Israel, meu povo’.

16 E agora ouve a palavra do Senhor. Tu dizes: ‘Não profetizes contra Israel e não insinues palavras contra a casa de Isaac’. 
17 Pois bem, isto diz o Senhor: ‘Tua mulher se prostituirá na cidade, teus filhos e filhas morrerão pela espada, tuas terras serão tomadas e loteadas; tu mesmo morrerás em terra poluída, e Israel será levado em cativeiro para longe de seu país’”.


Do Livro do Profeta Amós             7,1-17

You Might Also Like

0 comentários

Mapa De Visitante