UM SÓ MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS, O HOMEM CRISTO JESUS

O irmão não redime; redimirá o homem. Não dará a Deus sua expiação e o preço da redenção de sua alma (cf. Sl 48,8-9 Vulg.); quer dizer: Por que terei medo do dia mau? (Sl 48,6). Que poderá prejudicar-me a mim que não apenas não necessito do redentor, mas sou eu mesmo o redentor de todos? Torno livres a outros e tremerei por mim? Eis que farei novas todas as coisas que estão fora do alcance, até mesmo do amor fraterno e da bondade. Aquele a quem o irmão, dado à luz pelo mesmo seio materno, não pode redimir, impossibilitado por igual natureza enferma, a este o homem redime. Mas aquele homem sobre quem se escreveu: O Senhor lhes enviará o homem que os salvará (Is 19,20); e que de si mesmo falou: Procurais matar-me, a mim, homem que vos disse a verdade (Jo 8,40).

Embora seja homem, quem o conhecerá? Por que ninguém o conhecerá? Porque há um só Deus, assim é um, o mediador entre Deus e os homens, o homem Cristo Jesus (1Tm 2,5). É o único a redimir o homem, vencendo os irmãos em bondade; já que por estranhos derramou seu sangue, o que ninguém pode oferecer por um irmão. Na verdade não poupou o próprio corpo, a fim de remir-nos do pecado: deu-se a si mesmo pela redenção de todos (1Tm2,6). Como testemunha verdadeira asseverou o apóstolo Paulo: Digo a verdade, não minto (Rm 9,1).

Mas por que somente ele redime? Porque ninguém pode igualar-se a ele na bondade: entrega a vida por seus escravos; ninguém, na integridade: todos sob o pecado, todos sujeitos à queda de Adão. É o único Redentor escolhido, aquele que não poderia nunca ser manchado pelo antigo pecado. Por conseguinte, por homem entendemos o Senhor Jesus que assumiu a condição humana, para crucificar em sua carne o pecado de todos e apagar com seu sangue o decreto contra todos.


Mas dirás talvez: Por que se nega que o irmão redime, se ele próprio declarou: Revelarei teu nome a meus irmãos? (Sl 21,23) Não como irmão, mas como homem Cristo Jesus, em quem estava Deus, nos livrou do pecado. Assim está escrito: Deus estava em Cristo reconciliando o mundo consigo (2Cor 5,19). Neste Cristo Jesus, de quem unicamente se diz: O Verbo se fez carne e habitou entre nós (Jo 1,14). Portanto, não como irmão, mas como o Senhor entre nós, quando habitou na carne.


Dos Comentários sobre os salmos, de Santo Ambrósio, bispo
 (Ps 48,13-14:CSEL 64,367-368)         (Séc.IV)

You Might Also Like

0 comentários

Mapa De Visitante