O APÓSTOLO ANUNCIA A PRÓXIMA VISITA PARA CORRIGIR OS CORÍNTIOS

Irmãos: 12,14 Eis que, pela terceira vez, estou pronto para ir visitar-vos, e não vos serei pesado. Pois não busco os vossos bens, mas a vós mesmos! Aliás, não são os filhos que devem ajuntar bens para os pais, mas, sim, os pais para os filhos. 15Quanto a mim, de boa vontade despenderei ao máximo e me gastarei a mim mesmo inteiramente por vós. Será que, amando-vos mais, sou por isso menos amado? 16Mas seja! Eu não fui pesado para vós. Porém, astuto como sou, foi por esperteza que vos conquistei – assim dizem. 
17Acaso vos prejudiquei por algum daqueles que vos enviei? 18Insisti com Tito a ir ter convosco e com ele enviei o irmão. Acaso Tito vos explorou? Não procedemos no mesmo espírito? Não seguimos as mesmas pegadas? 
19Há muito tempo que pensais que fazemos nossa defesa diante de vós? Não! É diante de Deus, em Cristo, que nós falamos, e tudo, caríssimos, para a vossa edificação! 20Receio, com efeito, que, quando aí chegar, não vos encontre tais quais vos desejo encontrar e que, da vossa parte, me encontreis tal como não desejais encontrar-me. Receio que haja entre vós contendas, ciúmes, iras, disputas, maledicências, mexericos, insolências, desordens. 21Receio ainda que, na minha próxima visita, o meu Deus me humilhe por vossa causa, e que eu tenha que chorar por muitos dos que antes pecaram e ainda não se converteram da libertinagem, da fornicação e da devassidão, em que caíram. 
13,1 É a terceira vez que vou ter convosco. “Toda a questão será resolvida pelo depoimento de duas ou três testemunhas”. 2Já o disse, estando a segunda vez aí entre vós, e agora que estou ausente, o repito àqueles que anteriormente pecaram e a todos os demais: Se eu voltar mais uma vez, não pouparei ninguém, 3já que procurais uma prova de que Cristo fala em mim. Ele não se tem mostrado fraco para convosco, mas, pelo contrário, tem mostrado grande poder, entre vós. 4É verdade que ele foi crucificado, em razão da sua fraqueza, mas está vivo, pelo poder de Deus. Nós também somos fracos nele, mas com ele viveremos, pelo poder de Deus para convosco. 
5Examinai-vos bem a vós mesmos, para verdes se estais na fé. Submetei-vos à prova. Será que não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? A menos que estejais reprovados. 6Quanto a nós, espero que reconhecereis que não estamos reprovados. 7Rogamos a Deus que não façais mal algum, não para mostrar que somos aprovados, mas para que vós pratiqueis o bem, mesmo que nós sejamos tidos como reprovados. 8Com efeito, não podemos nada contra a verdade, mas somente a favor da verdade. 9Alegramo-nos quando somos fracos e vós, fortes. É isto que pedimos em nossas orações: que vos aperfeiçoeis sempre mais. 10Por isso, escrevo estas coisas, estando ausente, para que, uma vez presente, não precise agir com severidade, fazendo valer a autoridade que o Senhor me deu para edificação e não para destruição. 
11Enfim, irmãos, alegrai-vos, trabalhai no vosso aperfeiçoamento, encorajai-vos, cultivai a concórdia, vivei em paz, e o Deus do amor e da paz estará convosco. 12Saudai-vos uns aos outros com o beijo santo. Todos os santos vos saúdam. 13A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós. 


Da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios                 12,14−13,13

You Might Also Like

0 comentários

Mapa De Visitante