Davi reina sobre Israel. Conquista de Jerusalém

Naqueles dias: 4,2 Isbaal tinha ao seu serviço dois chefes de guerrilha: um chamava-se Baana e o outro Recab, filhos de Remon, de Berot, da tribo de Benjamin. Berot pertencia também a Benjamin, 3embora seus habitantes se tivessem refugiado em Getaim e residido ali como forasteiros até hoje.
4Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos dois pés. Ele tinha cinco anos quando chegou de Jezrael a notícia da morte de Saul e de Jônatas. Sua ama fugiu com ele, mas na precipitação da fuga o menino caiu e ficou manco. O seu nome era Meribaal.
5Os filhos de Remon de Berot, Recab e Baana, puseram-se a caminho e chegaram à casa de Isbaal na hora mais quente do dia, quando ele estava dormindo a sesta; 6e a porteira da casa adormecera limpando o trigo. Então Recab e seu irmão Baana entraram no interior da casa e o feriram na virilha e fugiram. 7Tendo penetrado na casa, onde Isbaal repousava no seu leito, feriram-no de morte e cortaram-lhe a cabeça. Tomaram-na consigo e andaram toda a noite pelo caminho da Arabá.
8E levaram a cabeça de Isbaal a Davi, em Hebron, dizendo-lhe: “Aqui tens a cabeça de Isbaal, filho de Saul, teu inimigo, que te queria matar. O Senhor vingou hoje o rei, meu senhor, de Saul e de sua descendência”.9Mas Davi respondeu a Recab e a seu irmão Baana, filhos de Remon, de Berot: “Pela vida do Senhor que me livrou de toda a angústia! 10Ao homem que me veio anunciar a morte de Saul, pensando dar-me uma boa notícia, eu o prendi e o matei em Siceleg, e dei-lhe assim a recompensa por sua boa-nova. 11Quanto mais agora, que homens malvados mataram um homem inocente dentro de sua casa, no seu leito, não vingarei eu o seu sangue derramado pelas vossas mãos e não vos exterminarei da terra?” 12Em seguida, Davi deu ordens aos seus homens, e eles os mataram. E, cortando-lhes as mãos e os pés, penduraram-nos perto da piscina de Hebron. Quanto à cabeça de Isbaal, sepultaram-na no túmulo de Abner, em Hebron.
5,1 Todas as tribos de Israel vieram encontrar-se com Davi em Hebron e disseram-lhe: “Aqui estamos. Somos teus ossos e tua carne. 2Tempo atrás, quando Saul era nosso rei, eras tu que dirigias os negócios de Israel. E o Senhor te disse: Tu apascentarás o meu povo Israel e serás o seu chefe”. 3Vieram, pois, todos os anciãos de Israel até ao rei em Hebron. O rei Davi fez com eles uma aliança em Hebron, na presença do Senhor, e eles o ungiram rei de Israel. 4Davi tinha trinta anos quando começou a reinar, e reinou quarenta anos: 5sete anos e seis meses sobre Judá, em Hebron, e trinta e três anos em Jerusalém,sobre todo o Israel e Judá.
6Davi marchou então com seus homens para Jerusalém, contra os jebuseus que habitavam aquela terra. Estes disseram a Davi: “Não entrarás aqui, pois serás repelido por cegos e coxos”. Com isso queriam dizer que Davi não conseguiria entrar lá. 7Davi, porém, tomou a fortaleza de Sião, que é a cidade de Davi.


Do Segundo Livro de Samuel             4,2−5,7

You Might Also Like

0 comentários

Mapa De Visitante