DAVI ESCOLHE SALOMÃO PARA SEU SUCESOR

Naqueles dias: 1,11 Natã disse a Betsabéia, mãe de Salomão: “Não soubeste que Adonias, filho de Hagit, se proclamou rei, sem que Davi, nosso rei, o saiba? 12Por isso, vou dar-te um conselho, para salvares a tua própria vida e a do teu filho Salomão. 13Vai apresentar-te ao rei Davi e dize-lhe: Não é verdade, ó rei, meu senhor, que juraste a mim, tua serva, dizendo: ‘Teu filho Salomão será rei depois de mim, será ele que se assentará no meu trono? Como é, então, que Adonias se tornou rei?’ 14E, enquanto estiveres falando com o rei, entrarei eu e confirmarei as tuas palavras”.
15Betsabéia entrou, pois, no quarto do rei. Ele já estava muito velho e Abisag, a sunamita, o assistia. 16Betsabéia inclinou-se e prostrou-se diante do rei Davi. Este perguntou-lhe: “O que desejas?” 17Ela respondeu: “Meu senhor, tu juraste pelo Senhor, teu Deus, à tua serva: ‘Teu filho Salomão será rei depois de mim. Será ele que se assentará no meu trono’. 18Agora, porém, Adonias proclamou-se rei e tu, senhor meu rei, não o sabes. 19Imolou bois, bezerros cevados e grande número de ovelhas, e convidou todos os príncipes, o sacerdote Abiatar e o general Joab; mas não convidou o teu servo Salomão. 20Contudo, ó rei, meu senhor, todo o Israel tem os olhos postos em ti, esperando que lhe declares quem se há de assentar em teu lugar, no trono, depois de ti. 21Porque, logo que o rei, meu senhor, dormir com seus pais, eu e meu filho Salomão seremos tratados como criminosos”.
22Ela ainda estava falando com o rei, quando apareceu o profeta Natã. 23E anunciaram-no a Davi, dizendo: “O profeta Natã está aí”. Ele chegou à presença do rei, prostrou-se por terra 24e disse: “Ó rei, meu senhor, por acaso declaraste:‘Adonias reinará depois de mim e se assentará no meu trono?’ 25Pois ele desceu hoje para imolar bois, bezerros cevados e grande quantidade de ovelhas, e convidou todos os príncipes, os generais e o sacerdote Abiatar. Eles estão comendo e bebendo com ele, e gritam: ‘Viva o rei Adonias!’ 26Mas a mim, que sou teu servo, ao sacerdote Sadoc, a Bananias, filho de Joiada, e ao teu servo Salomão eles não convidaram. 27Porventura partiu esta ordem do rei, meu senhor? Mas não é assim que tu me declaraste, a mim, teu servo, quem deveria, depois do rei, meu senhor, assentar-se sobre o seu trono”.  
28O rei Davi, jurou, dizendo: “Mandai vir Betsabéia”. Quando ela entrou e se pôs de pé diante do rei, 29este perguntou e disse: “Pelo Deus vivo, que livrou minha alma de toda a angústia, 30assim como te jurei pelo Senhor, Deus de Israel, dizendo: ‘Salomão, teu filho, reinará depois de mim, e se assentará em meu lugar sobre o meu trono’, assim o cumprirei hoje mesmo”. 31Betsabéia inclinou-se diante do rei, prostrando-se com o rosto em terra, e disse: “Viva Davi, meu senhor e rei para sempre!”
32Em seguida, o rei Davi ordenou: “Chamai-me o sacerdote Sadoc e o profeta Natã e Bananias, filho de Joiada”. Quando eles compareceram na presença do rei, 33este disse-lhes: “Tomai convosco os servos do vosso amo, fazei montar na minha mula o meu filho Salomão, e levai-o a Gion. 34Lá, o sacerdote Sadoc e o profeta Natã o ungirão como rei de Israel. Tocareis, então, a trombeta e direis: ‘Viva o rei Salomão!’ 35Voltareis depois atrás dele, e ele virá assentar-se sobre o meu trono para reinar em meu lugar. É ele que eu nomeio como chefe de Israel e Judá”.
2,10 E Davi adormeceu com seus pais e foi sepultado na cidade de Davi. 11O tempo que Davi reinou em Israel foi de quarenta anos: sete anos em Hebron e trinta e três em Jerusalém. 12Salomão sucedeu no trono a seu pai Davi e seu reino ficou solidamente estabelecido.


Do Primeiro Livro dos Reis                          1,11-35; 2,10-12

You Might Also Like

0 comentários

Mapa De Visitante