VISÃO DE CONJUNTO DO TEMPO DOS JUÍZES

Naqueles dias: 2,6 Josué despediu o povo, e os filhos de Israel partiram, cada qual para a sua herança, a fim de ocupar o território. 7Serviramao Senhor todos os dias da vida de Josué e dos anciãos que lhe sobreviveram ainda por largo tempo, e que tinham visto todas as obras grandiosas que o Senhor fizera em favor de Israel. 8Josué, filho de Nun, servo do Senhor, morreu com cento e dez anos, 9e o sepultaram no território da sua herança, em Tamnat-Hares, na montanha de Efraim, ao norte do monte Gaás. 10Toda aquela geração foi-se unir a seus pais e,depois dela, vieram outros, que não conheceram o Senhor nem as obras que ele tinha feito em favor de Israel.
            11Então os filhos de Israel fizeram o que desagrada ao Senhor, servindo a deuses cananeus. 12Abandonaram o Senhor, o Deus de seus pais, que os havia tirado do Egito, e seguiram outros deuses dos povos que em torno deles habitavam, e os adoraram, provocando assim a ira do Senhor. 13Afastaram-se do Senhor,para servir a Baal e a Astarte. 14Por isso acendeu-se contra Israel a ira do Senhor, que os entregou nas mãos dos salteadores que os saqueavam, e os vendeu aos inimigos que habitavam nas redondezas. E eles não puderam resistir aos seus adversários. 15Em tudo o que desejassem empreender, a mão do Senhor estava contra eles para sua desgraça, como lhes havia dito e jurado. A sua aflição era extrema.
            16Então o Senhor mandou-lhes juízes, que os livrassem das mãos dos saqueadores. 17Eles, porém, nem aos seus juízes quiseram ouvir, e continuavam a prostituir-se com outros deuses, adorando-os. Depressa se afastaram do caminho seguido por seus pais, que haviam obedecido aos mandamentos do Senhor; não procederam como eles. 18Sempre que o Senhor lhes mandava juízes, o Senhor estava com o juiz, e os livrava das mãos dos inimigos enquanto o juiz vivia, porque o Senhor se deixava comover pelos gemidos dos aflitos. 19Mas, quando o juiz morria, voltavam a cair e portavam-se pior que seus pais, seguindo outros deuses, servindo-os e adorando-os. Não desistiram de suas obras perversas nem da sua conduta obstinada.
            20O Senhor encolerizou-se contra Israel e disse: “Já que este povo transgrediu a aliança que estabeleci com seus pais, e não quiseram escutar a minha voz, 21também eu não expulsarei diante deles nenhuma das nações que Josué deixou ao morrer. 22Por meio delas, quero provar Israel, para ver se segue ou não pelo caminho do Senhor, como fizeram seus pais”.
            23Por isso o Senhor deixou ficar aquelas nações, e não as quis expulsar logo nem as entregou nas mãos de Josué.
            3,1 Estas são as nações que o Senhor deixou para provar por meio delas Israel, e todos os que não tinham conhecido as guerras de Canaã,2para que depois os filhos de Israel aprendessem a combater contra os inimigos, eles que não tinham experiência de guerra: 3os cinco príncipes filisteus e todos os cananeus, os sidônios e os heveus que habitavam as montanhas do Líbano, desde o monte Baal-Hermon até à entrada de Emat. 4Estas nações ficaram para provar Israel e saber se obedeceria ou não aos mandamentos do Senhor, promulgados a seus pais por meio de Moisés.

Do Livro dos Juízes                 2,6-3,4

You Might Also Like

0 comentários

Mapa De Visitante