O POVO DE DEUS TOMA POSSE DA TERRA


10,1 Adonisedec, rei de Jerusalém, ouvindo dizer que Josué tinha tomado Hai e a tinha arrasado – pois tratara Hai e seu rei como havia tratado Jericó e seu rei – e que os gabaonitas tinham feito a paz com Israel e viviam com os israelitas, 2encheu-se de medo. Porque Gabaon era uma cidade tão importante quanto as cidades reais, maior do que a cidade de Hai, e todos os seus guerreiros eram muito valentes. 3Adonisedec enviou então esta mensagem a Oam, rei de Hebron, a Faran, rei de Jarmut, a Jáfia, rei de Laquis, e a Dabir, rei de Eglon, dizendo: 4“Vinde ter comigo e ajudai-me a atacar Gabaon, porque fez a paz com Josué e com os filhos de Israel”. 5Tendo-se unido, os cinco reis amorreus – o rei de Jerusalém, o rei de Hebron, o rei de Jarmut, o rei de Laquis e o rei de Eglon – subiram com seus exércitos, acamparam junto a Gabaon e atacaram-na.
            6Então os habitantes de Gabaon mandaram dizer a Josué, que estava acampado em Guilgal: “Não abandones os teus servidores. Vem depressa salvar-nos e socorrer-nos, porque se coligaram contra nós todos os reis amorreus que habitam na montanha”. 7E Josué subiu de Guilgal, tendo consigo todo o seu exército de homens valentíssimos. 8O Senhor disse a Josué: “Não os temas! Porque os entreguei em tuas mãos; nenhum deles te poderá resistir”. 9Josué marchou toda a noite desde Guilgal e caiu de improviso sobre eles. 10E o Senhor os desbaratou diante de Israel, que lhes infligiu uma grande derrota perto de Gabaon e os perseguiu pelo caminho que sobe de Bet-Horon, batendo-os até Azeca e Maceda. 11Quando eles fugiam dos filhos de Israel e estavam na descida de Bet-Horon, o Senhor fez cair do céu grandes pedras em cima deles até Azeca, e foram mais numerosos os que morreram com a chuva de pedras, do que os mortos à espada pelos filhos de Israel.
            12Então Josué falou ao Senhor, no dia em que ele entregou os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse, na presença deles:
“Sol, para sobre Gabaon.
E tu, lua, sobre o vale de Aialon!”
            13E o sol deteve-se e a lua parou, até que o povo se vingasse de seus inimigos.
            Não é o que está escrito no Livro do Justo? Parou pois o sol no meio do céu e não se apressou a se pôr pelo espaço de quase um dia. 14Nem houve nem antes nem depois dia como aquele, em que o Senhor obedeceu à voz de um homem, pois o Senhor lutava por Israel.
            1,15 Conforme o Senhor tinha ordenado a Moisés, seu servo, também Moisés ordenou a Josué, e ele assim o fez: não deixou de cumprir uma só palavra de tudo o que o Senhor tinha ordenado a Moisés.
            16Foi assim que Josué tomou esta terra: a região montanhosa, o Negueb, toda a terra de Gósen, a planície, a Arabá, o monte de Israel e suas campinas, 17desde o monte Calvo, que se ergue para o lado de Seir, até Baal-Gad, no vale do Líbano, ao pé do monte Hermon. Tomou também todos os seus reis, feriu-os e os matou.

Do Livro de Josué                 10,1-14; 11,15-17

You Might Also Like

0 comentários

Mapa De Visitante