O POVO ATRAVESSA O JORDÃO E CELEBRA A PÁSCOA


Naqueles dias: 3,1 Josué levantou-se de madrugada e desfez o acampamento. Saindo de Setim, chegaram ao Jordão, ele e os filhos de Israel, e ali se detiveram antes de atravessar. 2Ao cabo de três dias os oficiais passaram pelo acampamento, 3dando esta ordem ao povo: “Quando virdes a arca da aliança do Senhor vosso Deus e os sacerdotes-levitas que a levam, deixareis o lugar em que estais e a seguireis. 4Todavia, que haja uma distância de uns mil metros entre vós e ela; não vos aproximeis dela. Assim sabereis qual o caminho que devereis seguir, uma vez que nunca passastes por este caminho”. 5Josué disse ao povo: “Purificai-vos, porque amanhã o Senhor realizará maravilhas em vosso meio”. 6Aos sacerdotes Josué ordenou : “Tomai a arca da aliança e passai à frente do povo”. Eles tomaram a arca da aliança e caminharam adiante do povo.
            7O Senhor disse a Josué: “Hoje começarei a exaltar-te diante de todo Israel, para que saibas que estou contigo assim como estive com Moisés. 8Tu, ordena aos sacerdotes que levam a arca da aliança, dizendo-lhes: Quando chegardes à beira das águas do Jordão, ficai parados ali”. 9Depois Josué disse aos filhos de Israel: “Aproximai-vos para ouvir as palavras do Senhor vosso Deus”. 10E acrescentou: “Nisto sabereis que o Deus vivo está no meio de vós e que ele expulsará da vossa presença os cananeus, os hititas, os heveus, os fereseus, os gergeseus, os amorreus e os jebuseus. 11Eis que a arca da aliança do Senhor de toda a terra vai atravessar o Jordão adiante de vós. 12Preparai doze homens das tribos de Israel, um de cada tribo. 13E logo que os sacerdotes, que levam a arca do Senhor de toda a terra, tocarem com a planta dos pés as águas do Jordão, elas se dividirão: as águas da parte de baixo continuarão a correr, mas as que vêm de cima pararão, formando uma barragem”.
            14Quando o povo levantou acampamento para passar o rio Jordão, os sacerdotes que levavam a arca da aliança puseram-se à frente de todo o povo. 15Quando chegaram ao rio Jordão e os pés dos sacerdotes se molharam nas águas da margem – pois o Jordão transborda e inunda suas margens durante todo o tempo da colheita –, 16então as águas, que vinham de cima, pararam, formando uma grande barragem até Adam, cidade que fica ao lado de Sartã, e as que estavam na parte de baixo desceram para o mar da Arabá, o mar Salgado, até secarem completamente.Então o povo atravessou, frente a Jericó. 17E os sacerdotes que levavam a arca da aliança do Senhor conservaram-se firmes sobre a terra seca, no meio do rio, e ali permaneceram até que todo Israel acabasse de atravessar o rio Jordão a pé enxuto.
            4,14 Naquele dia o Senhor engrandeceu Josué à vista de todo Israel, para que o respeitassem todos os dias de sua vida, assim como haviam respeitado Moisés. 15O Senhor disse então a Josué: 16“Ordena aos sacerdotes, que levam a arca do testemunho, que subam do Jordão”. 17E Josué ordenou aos sacerdotes: “Subi do Jordão”. 18Assim que os sacerdotes, que levavam a arca da aliança do Senhor, subiram e começaram a pisar a terra seca, as águas do Jordão voltaram para o seu leito e correram como antes, cobrindo inteiramente as margens.
            19O povo subiu do Jordão no décimo dia do primeiro mês e acampou em Guilgal, na extremidade oriental de Jericó.
            5,10 Os israelitas ficaram acampados em Guilgal e celebraram a Páscoa no dia catorze do mês, à tarde, na planície de Jericó. 11No dia seguinte à Páscoa, comeram dos produtos da terra, pães sem fermento e grãos tostados, nesse mesmo dia. 12O maná cessou no dia seguinte, quando comeram dos produtos da terra. Os israelitas não mais tiveram o maná. Naquele ano comeram dos frutos da terra de Canaã.

Do Livro de Josué             3,1-17; 4,14-19; 5,10-12

You Might Also Like

0 comentários

Mapa De Visitante