NÃO RECUSEMOS DAR O QUE DEUS NUNCA RECUSOU OFERECER

É por isso que, na segunda recomendação (cf. Mt 10, 28), Jesus apela aos discípulos que não se deixem sequer vencer pelo medo da morte. Perigoso, embora doloroso, não é «matar o corpo», mas «matar a alma». É a morte da alma que temos de evitar. Acontece que a vida eterna é um dom que Deus concede àqueles que aceitam dar a própria vida ao serviço do Reino. Os discípulos que percorrem com fidelidade o caminho de Jesus não vivem, pois, angustiados com o medo da morte.

Na terceira recomendação (cf. Mt 10, 29-31), Jesus convida os discípulos a crescer na confiança absoluta em Deus. Duas imagens são apresentadas: a dos pássaros de que Deus cuida (que revela a ternura e a preocupação de Deus por todas as criaturas) e a dos cabelos que Deus também contabiliza (que revela a forma única como Deus conhece o homem, até ao pormenor). Deus é assim descrito como um Pai repleto de amor.

Sendo assim, haverá alguma razão para ter medo? A certeza de ser filho de Deus é, sem dúvida, o que mais alimenta a capacidade do discípulo em empenhar-se na missão. Nada — nem ninguém — consegue calar um discípulo que confia na solicitude, no cuidado e no amor de Deus Pai.

As últimas palavras (cf. Mt 10, 32-33) contêm, entretanto, uma séria advertência de Jesus. É a atitude do discípulo diante da perseguição que decide o seu destino último. Tudo fica clarificado à partida e à chegada. Aqueles que se mantiverem fiéis a Deus encontrarão a vida eterna. Já aqueles que procurarem proteger-se, calculisticamente instalados numa vida sem riscos, estão, por inerência, a recusar a mesma vida eterna. Ou seja, o dom pertence a Deus, a decisão pertence a cada um de nós. É a disponibilidade para a missão que nos abre as portas da salvação. O que dermos aos outros ser-nos-á dado também a nós. Não recusemos repartir o que Deus nunca recusou oferecer. Demos o que Ele nos deu. Nunca ganhamos tanto como quando damos tudo!



Frei Francisco Bezerra do Nascimento, OFMConv.

You Might Also Like

0 comentários

Mapa De Visitante